Disciplina: Teoria e Desenvolvimento Curricular

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1- Perspetivar historicamente o Currículo

2 - Distinguir Teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do Currículo

3 - Identificar as definições situacionais do currículo

4 - Compreender a conceção da Pedagogia da Diferença

5 - Analisar a construção social do Currículo 

6 - Problematizar o conceito de multiculturalismo e de currículo. 

Conteúdos / Programa:

1 - Perspetiva histórica do Currículo

2- A perspetiva de Taylor

3 - A visão de Michael Apple e Ivor Goodson

4 - A Pedagogia da Diferença de Tomaz Tadeu da Silva

5 - Definições situacionais do Currículo

6 - Problematização do conceito de Currículo

7 - Educação e currículo

8 - Reprodução social, controlo social e inclusão/exclusão

9 - Currículo como saber, poder e identidade

10 - Identidade e alteridade

11 - A diferença do múltiplo 

12 - A Pedagogia da Diferença 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Althusser, L., Aparelhos Ideológicos de Estado, Graal Editora (2010).

Apple, M. W., Ideologia e Currículo, Artmed (2006).

Goodson, I. F, O currículo em mudança. Estudos na construção social, Porto Editora (2001).

Silva, T. T., Teorias Do Currículo- Uma Introdução Crítica, Porto Editora (2000).

Silva, T. T. (Org.)., Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais, Editora Vozes (2000). A

APPLE, M., Educação e poder, Porto Editora (2001). Porto.

GOODSON, I. F., A construção social do currículo, Educa (1997). Lisboa.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Modelo B

Regulamento de avalição de aprendizagem da UMa