Disciplina: Publicidade

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Definir estrategicamente os objetivos de uma comunicação publicitária.
2 - Compreender as várias formas de fazer Publicidade
3 - Interpretar um Briefing e criar uma campanha a partir de uma estratégia de comunicação.

Conteúdos / Programa:

1 - A Publicidade enquanto técnica de promoção comercial de produtos e serviços
2 - História da Publicidade
3 - Tipos de Publicidade
4 - Objetivos Específicos
5 - A Agência de Publicidade e o Briefing Criativo
6 - Estratégia e Campanha Publicitária
7 - Suportes Publicitários (Imprensa, Rádio, Televisão, Outdoors e muppies, Internet, Novos formatos interativos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Brierley, S. , 2000 , The advertising handbook , London, New York : Routledge
Brochand, B, Lendervie, J, V. Rodrigues, J, Dionísio, P. , 2012 , Publicitor- Comunicação 360º online/offline , D.Quixote: Lisboa
Mateus, S. , 2011 , Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas , Covilhã: Labcom
Rasquilha, L , 2009 , Publicidade : fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação, 2.ª ed. , Lisboa : Gestãoplus
Silva C.M, Marques, H. Caetano, JC. , 2011 , Publicidade - Fundamentos e Estratégias , Porto: Escolar editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular assume um carácter teórico em que os alunos aprendem a história da publicidade e como aplicar as técnicas de criação publicitária em campanhas de comunicação em vários meios de comunicação social. Usar-se-ão Estudos de Caso de Campanhas de Publicidade e ilustrações de anúncios. Prova Escrita (50%) e Trabalho (Plano de Campanha Publicitária) (50%)