Disciplina: Estatística para as Ciências Sociais

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O1 - Capacidade para usar os conhecimentos adquiridos nesta UC para exibir a informação relevante existente numa coleção de dados estatísticos, ou seja, usar os procedimentos adequados para a apresentação de estatísticas resumo e para a construção de gráficos.
2 - O2 - Competência para interpretar a informação estatística presente no dia-a-dia, quer a de carácter geral presente, por exemplo, nos órgãos de comunicação social, quer a de carácter mais específico da sua área.
3 - O3 - Resolver problemas de inferência estatística, quer através de intervalos de confiança, quer através de testes de hipóteses.

Conteúdos / Programa:

1 - Estatística descritiva: medidas de localização e de dispersão; representação gráfica de dados qualitativos e quantitativos; simetria e assimetria.
2 - Alguns conceitos da teoria das probabilidades.
3 - Distribuições de probabilidade: binomial, de Poisson, normal, t de Student e qui-quadrado.
4 - Inferência estatística: estimação de parâmetros (proporção, média e variância); estimação por intervalos de confiança; testes de hipóteses.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Galvão de Mello, F. , 2000 , Probabilidades e Estatística, Conceitos e Métodos Fundamentais , Escolar Editora
Wackerly, D. D., Mendenhall, W., Scheaffer, R., L. , 2008 , Mathematical Statistics with Applications , Duxbury: Thomson Learning
Zar, J.H , 2010 , Biostatistical Analysis , Prentice Hall International Editions
Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. , 2015 , Estatística Aplicada , Edições Sílabo
Daniel, W. , 2019 , Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences , John Wiley & Sons
Moore, D.S., McCabe, G.P. , 2021 , Introduction to the Practice of Statistics , Freeman, W.H. and Company, New York
Pestana, D. D., Velosa, S. F. , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
M1 - As aulas teóricas são maioritariamente expositivas (recorrendo ao computador e ao projetor), embora os alunos possam intervir para colocar as suas dúvidas. M2 - As aulas teórico-práticas destinam-se essencialmente à resolução, pelos alunos, dos exercícios propostos. No entanto, na medida do possível e tendo em conta o número de alunos, é feito um acompanhamento individual, ao que se segue um acompanhamento geral. M3 - A avaliação nesta UC é constituída por duas frequências, cada uma delas com uma ponderação de 50%. Em caso de insucesso, existe a época de recurso, que permite a recuperação da avaliação de uma ou das duas frequências.