Disciplina: Assessoria de Comunicação

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer o domínio da Assessoria de Comunicação nas suas múltiplas valências
2 - Identificar as necessidades e oportunidades de comunicação, e implementar acções estratégicas de comunicação dirigidos aos públicos internos e externos da organização
3 - Conhecer os procedimentos de comunicação a adoptar na gestão de crises

Conteúdos / Programa:

1 - A Importância da Assessoria da Comunicação- uma ferramenta de comunicação diferenciada
2 - Estratégia e Plano de Comunicação
3 - Media Training
4 - Planeamento de Eventos
5 - Comunicação Interna
6 - Comunicação de Crise

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, Isabel , 2002 , Imagem e sucesso: guia de protocolo para empresas. , Verbo
Caetano, J.& Rasquilha, L. , 2007 , Gestão da Comunicação , Quimera Editores
Duhé, S. (Ed.) , 2012 , New media and public relations , Peter Lang
Lampreia, J. Martins , 1997 , Técnicas de comunicação: publicidade, propaganda, relações públicas , Edições Europa-América
Gonçalves, G. , 2010 , Introdução à teoria das relações públicas. , Porto Editora
Van Riel, B. M.. , 1995 , Principles of corporate communication , Prentice Hall

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular assume um carácter prático onde os alunos deverão regularmente apresentar trabalhos práticos que reflictam os conhecimentos teóricos ensinados. As aulas, baseadas em métodos interactivos e participativos, darão aos discentes a reflexão crítica e as técnicas de assessoria que lhes possibilitarão adoptar diferentes perfis comunicacionais e realizar vários exercícios de acordo com os objetivos pretendidos (comunicação interna, comunicação de crise). Os exercícios individuais e colectivos devem ser entregues na semana seguinte à sua proposta e correspondem a três objetivos definidos: por um lado, oferecer-lhes oportunidades de trabalhar directamente com as ferramentas de assessoria de comunicação; habituar os discentes ao ambiente profissional caracterizado por prazos de entrega urgentes; e, por fim, verificar o nível de aquisição de competências específicas.