Disciplina: Latim A1.1

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer padrões de continuidade entre a cultura latina e a cultura ocidental;
2 - Reconhecer influência da língua latina na língua portuguesa;
3 - Conhecer as estruturas gramaticais básicas da língua latina;
4 - Saber aplicar métodos de análise linguística e morfossintática adequados que permitam a compreensão e a tradução dos textos.

Conteúdos / Programa:

1 - Sinopse histórica da Língua Latina: o latim no nosso quotidiano; o latim no quadro das línguas indo-europeias; a periodização do latim.
2 - Análise morfossintáctica de uma compilação de textos (sententiae e aforismos; graffiti de Pompeios; epitáfios).
3 - O sistema fonológico; a pronúncia restaurada; a acentuação.
4 - Noções básicas de morfologia verbal: as categorias verbais; o infinitivo; o indicativo.
5 - Noções básicas de morfologia nominal: os temas em -a; os temas em -o/-e; os temas em consoante e em -i.
6 - Noções básicas de morfologia pronominal: os demonstrativos; o interrogativo.
7 - Noções de sintaxe: as funções sintáticas primordiais; o valor dos casos; os tempos, modos e vozes verbais; os complementos circunstanciais; a oração.
8 - Lexicologia e semântica: estrutura do léxico latino; evolução fonética e semântica do Latim ao Português.
9 - Hábitos e costumes sociais dos Romanos: a vida privada.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ERNOUT, A , Morphologie Historique du Latin, Paris, Klincksieck ,
M. A. ALMENDRA, J. N. FIGUEIREDO , 1997 , Compêndio de Gramática Latina , Porto Editora
P. BOUET, D. CONSO & F. KERLOUEGAN , 1975 , Initiation au Système de la Langue Latine , Nathan
A. ERNOUT , 1954 , Aspects du Vocabulaire Latin , Klincksieck
C. A. LOURO da FONSECA , 2000 , Sic Itur in Vrbem: Iniciação ao Latim , Instituto de Estudos Clássicos
A. FREIRE , 1992 , Gramática Latina , Livraria Apostolado da Imprensa
P. G. W. GLARE , 1997 , Oxford Latin Dictionary , Clarendon Press
F. GAFFIOT , 1995 , Dictionnaire Latin - Français , Librairie Hachette
M. de GIVE , 1992 , Grammaire Latine , Dessain

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A lecionação da presente disciplina baseia-se nas aulas teóricas no método expositivo complementado, nas aulas teórico-práticas, pelo trabalho prático dos alunos. Assim, num primeiro momento, os conteúdos teóricos são expostos e comentados, com recurso a materiais de apoio. Seguidamente, tal exposição é complementada com exercícios práticos que visam consolidar o conhecimento das matérias abordadas. Por forma a desenvolver todo um vasto leque de competências (nos domínios da morfologia, da sintaxe, da semântica, etc.), os alunos são levados a recapitular e relacionar dinamicamente os conteúdos teóricos entre si mediante a prática da leitura, análise e tradução de textos latinos. A avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Latina A1.1, no que respeita à aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas componentes teórica e teórico-prática, é efetuada mediante a realização de duas provas escritas (40%+40%) e um trabalho de investigação (20%).