Disciplina: Alemão A2.1

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina consolida os conhecimentos elementares da Língua Alemã (Nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) nas 4 competências básicas: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes aprendem a gerir situações do dia-a-dia em alemão e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. Eles descobrirão as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestarão atenção ao funcionamento da língua (language awareness). Serão utilizados textos no sentido mais vasto do termo que permitem atingir os objetivos gerais e específicos, isto é, chamados textos autênticos, textos elaborados pelo docente (e pelos discentes). No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1.1 - Comunicar em situações rotineiras do dia-dia.
1.2 - Trocar informações sobre assuntos conhecidos.
1.3 - Descrever a própria origem e formação, com meios linguísticos simples.
1.4 - Descrever, de maneira superficial, aspetos sobre os seus conhecimentos, o ambiente onde vivem e as necessidades imediatas.

Conteúdos / Programa:

1 - Trabalho autónomo das lições 6 e 7 de Dimensionen 2 e das lições 3, 4, 5 de studio d A2 sob orientação do docente.
2 - Conteúdos temáticos: O mundo, os continentes, a linguagem e as indicações nas aulas, as cores, os slogans de publicidade, as relações entre países, viagens, textos de guias de viagem, férias, atividades de lazer, "viagens literárias", uma feira de turismo, os meios de comunicação, entrevistas, inventar histórias, artigos de jornal, a linguagem de signos...
3 - Conteúdos gramaticais: O Genitiv, os pronomes e os artigos indefinidos, os pronomes reflexivos, os advérbios de tempo, locais e modo, os verbos com preposição, reconhecer os complementos obrigatórios do verbo e os complementos circunstanciais, a colocação das palavras na frase, estudo aprofundado dos verbos separáveis e inseparáveis, os complementos verbais com caso (Akkusativ-, Dativ- und Genitivergänzung), a declinação do adjetivo (Nominativ, Akkusativ, Genitiv und Dativ), as frases subordinadas (com ob, perguntas indirecta com W-Pronomen), os sons /s/, /r/, partículas para as respostas (Satzgefüge): ja, nein, doch, gern ...
4 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas da Cultura e da Comunicação.
5 - Preparação da prova oral.

Bibliografia / Fontes de Informação:

E. M. Jenkins et al. , 2003 , Dimensionen 2. Lernstationen 2 , Hueber Verlag
H. Funk et al. , 2010 , Studio d A2 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch , Cornelsen

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. - A avaliação refletirá a duplicidade metodológica de instrução e de estímulos, no sentido de uma aprendizagem cada vez mais autónoma, conforme os interesses e necessidades individuais. - Modelo B de Avaliação da UMa: - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas (cada 40%) e 1 prova oral. - Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). - Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as duas frequências escritas (80%) na época de recurso. - O outro elemento de avaliação (20%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.