Disciplina: Estatística para as Ciências Sociais

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O1 - Capacidade para usar os conhecimentos adquiridos nesta UC para exibir a informação relevante existente numa coleção de dados estatísticos, ou seja, usar os procedimentos adequados para a apresentação de estatísticas resumo e para a construção de gráficos.
2 - O2 - Competência para interpretar a informação estatística presente no dia a dia, quer a de carácter geral presente, por exemplo, nos órgãos de comunicação social, quer a de carácter mais específico da sua área.
3 - O3 - Resolver problemas de inferência estatística, quer através de intervalos de confiança, quer através de testes de hipóteses.

Conteúdos / Programa:

1 - Estatística Descritiva
2 - Alguns Conceitos da Teoria das Probabilidades
3 - Modelos Estatísticos
4 - Inferência Estatística
5 - Testes de Hipóteses Estatísticas
6 - Estatística Não-Paramétrica

Bibliografia / Fontes de Informação:

Daniel, W. , 1995 , Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences , John Wiley & Sons
Zar, J.H. , 1999 , Biostatistical Analysis , Prentice Hall International Editions
Pestana, D. D., Velosa, S. F. , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
Everitt, B.S. , 2019 , The analysis of contingency tables , Wiley, New York
Galvão de Mello, F. , 2000 , Probabilidades e Estatística, Conceitos e Métodos Fundamentais , Escolar Editora
Moore, D.S., McCabe, G.P. , 2007 , Introduction to the Practice of Statistics , Freeman, W.H. and Company, New York
Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. , 1997 , Estatística Aplicada , Edições Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
M1 - As aulas teóricas são maioritariamente expositivas (recorrendo ao computador e ao projetor), embora os alunos possam intervir para colocar as suas dúvidas. M2 - As aulas teórico-práticas destinam-se essencialmente à resolução, pelos alunos, dos exercícios propostos. No entanto, na medida do possível e tendo em conta o número de alunos, é feito um acompanhamento individual, ao que se segue um acompanhamento geral. M3 - A avaliação nesta UC é constituída por duas frequências, cada uma delas com uma ponderação de 50%. Em caso de insucesso, existe a época de recurso, que permite a recuperação da avaliação de uma ou das duas frequências.