Disciplina: Marketing

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo desta unidade curricular (UC) é o de dar a conhecer os principais conceitos de Marketing. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender o contexto operacional das teorias de marketing, o ambiente da organização que influencia as decisões estratégicas e do marketing mix, avaliar os elementos do composto de marketing (marketing mix) e a sua ligação com os resultados da análise da envolvente, compreender as teorias do comportamento de compra dos consumidores e saber aplicá-las na implementação das estratégias de marketing; conhecer os princípios chave da segmentação do mercado e saber como atingir os mercados-alvo; identificar o posicionamento e valor da marca e dos bens nesses mercados. Os alunos desenvolverão algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento e de implementação das ferramentas necessárias para solucionar com pertinência e eficácia problemas ligados ao conteúdo programático.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. O Conceito de Marketing e Envolvente
1.1 - Definição e Evolução
1.2 - Processo de Marketing
1.3 - Micro Ambiente
1.4 - Macro Ambiente
2 - O Comportamento de Compra
2.1 - As influências interdisciplinares
2.2 - O modelo de comportamento do consumidor
2.3 - O processo de decisão de compra
2.4 - O processo de decisão de compra de novos produtos
3 - Estratégia e Mercado
3.1 - A Estratégia e o Planeamento
3.2 - O Processo de Segmentação
3.3 - O Mercado Alvo
3.4 - O Conceito de Posicionamento e Diferenciação
4 - 4. O Marketing Mix (Composto de Marketing)
4.1 - Produto
4.2 - Preço
4.3 - Distribuição
4.4 - Comunicação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Clow, K. & Baack, D , 2018 , Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications: Global Edition, 8/E, , Pearson Education Limited.
Fisk; Grove; John , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th Edition , Cengage Learning
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education
Kotler, P.; Armstrong, G.; Harris, L. & Piercy, N. , 2017 , Principles of Marketing European Edition, 7/E. , Pearson Education
elsmacker, P., Geuens, M. & Van Den Bergh, J., , 2018 , Marketing Communications. A European Perspective, 6/E. , Pearson Education
Kolb, B. , 2016 , Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries , Taylor & Francis
Solomon, M., , 2019 , Marketing: Real People, Real Choices, Global Edition, 9/E. , Pearson Education

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teóricas-praticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 6,00 valores.