Disciplina: Oficinas de Produção

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular tem como principal objetivo sensibilizar e explorar os procedimentos típicos de finalização e pré-produção, tanto na área da comunicação gráfica como na produção industrial. Pretende também introduzir os principais processos de produção, procedimentos, maquinaria, materiais e acabamentos, usados com maior frequência, na atualidade, pela indústria gráfica como pela indústria transformadora. No âmbito dos processo de simulação digital e prototipagem, pretende-se que o aluno adquira um conjunto de ferramentas que permita a preparação e execução dos modelos tridimensionais. Visa simultaneamente fortalecer as técnicas de execução e modelação de maquetes low e hi-fi.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à impressão offset: maquinaria e suas diversas funções; materiais, acabamentos e procedimentos de pré-impressão; Introdução à impressão digital: maquinaria e suas diversas funções; materiais, acabamentos e procedimentos de pré-impressão; Impressão em vinil de corte; procedimentos e materiais; Arte finalização de documentos gráficos; procedimentos de projeto; Códigos e sistemas internacionais de cor para diferentes tipos de suportes, máquinas e fins. Pantone; Ral, CMYK, Color Bridge; NCS; MUNSELL; Cores metalizadas; vernizes; Introdução ao sistema de transformação e conformação de materiais compósitos e naturais: vidro, cerâmica, madeira, metal, papel, plásticos compósitos e poliméricos; Desenho de construção ; Construção e modelação de maquetes em cartão; cartolinas; balsa; espumas e resinas; Impressão 3D

Bibliografia / Fontes de Informação:

BERGSTRÖM Bo , Fundamentos da Comunicação Visual , Edições Rosari
SAMARA Timothy , Diseñar con y sin retícula , Gustavo Gili
BARBOSA, Conceição , 2009 , Manual Prático de Produção Gráfica , Princípia
VOLPATO R.; AHRENS, C. H.; FERREIRA C. V. , 2007 , Protótipagem Rápida, tecnologias e aplicações , Edgard Blucher
VOLPATO R.; AHRENS, C. H.; FERREIRA C. V. , 2007 , Protótipagem Rápida, tecnologias e aplicações , Edgard Blucher
AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul , 2011 , The Fundamentals of Creative Design , AVA Publishing SA
SASS, LAWRENCE , 2006 , Synthesis of design production with integrated digital fabrication Automation in Construction , Boston

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia na componente teórica incide no método dialógico de explanação dos conteúdos, análise de melhores práticas e casos de estudo. Na componente teórico-prática pretende-se dar enfoque a situações eminentemente práticas de realização e execução de ferramentas e processos ensinados na componente teórica. Propor aos alunos a realização de modelos, nos quais tenham de articular os conhecimentos e as competências adquiridas noutras unidades curriculares com esta área específica. Visitas de estudo a empresas da área sempre que oportuno. A avaliação resulta da melhor combinação entre a introdução e aplicação dos conteúdos teóricos na execução dos exercícios práticos. Compreende dois momentos de avaliação com um peso de 45% cada e a avaliação contínua com um peso de 10%. Esta unidade curricular pressupõe uma taxa de esforço e trabalho autónomo de realização dos projetos de cerca de 10h semanais.