Disciplina: Língua Estrangeira A1.1 Alemão

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Esta disciplina é um curso de iniciação para alunos sem conhecimentos prévios em Língua Alemã. A disciplina permitirá ao aluno alcançar o nível básico A1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. Os discentes descobrirão as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestarão atenção ao funcionamento da língua (language awareness). No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1.1  - Trabalhar com os manuais.
1.2  - Consultar os dicionários bilingues alemães (destacando a informação sobre o género e as terminações para o plural e o Genitiv).
1.3  - Usar os dicionários bilingues online (pons.com) e os monolingues online (duden.de).
1.4  - Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.5  - Escrever textos breves.
1.6  - Apresentar-se e responder a questões em relação a si próprios em diálogos.
ACR:1155 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:12

Conteúdos / Programa:

1  - Trabalho autónomo das lições 1 e 2 de Dimensionen 1, 6, 7 e 8 de Linie 1 A1.1 e 2 e 4 de studio d A1, e sob orientação do docente.
2  - Conteúdos temáticos: cumprimentar-se e apresentar-se; indicar o primeiro e o último nome; Sie/du; o alfabeto/soletrar; perguntar; dar nome a objectos; compreensão de perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais; descrever um apartamento; falar sobre pessoas; os números
3  - Conteúdos gramaticais: os tempos verbais (Präsens, Präteritum dos verbos "haben" e "sein"); os verbos modais; as perguntas diretas (Ja/Nein-Frage); as perguntas com pronomes interrogativos (W-Fragen); os artigos definidos e indefinidos; os pronomes pessoais; os adjectivos não declinados (predicativos); as vogais breves e longas; a pronúncia de ditongos; a pronúncia de /ch/; a letra especial alemã ß (especial como o "ç" português); escrever em maiúscula os nomes ...
4  - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas da Cultura e da Comunicação.
5  - Preparação da prova oral.
ACR:1155 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:12

Bibliografia / Fontes de Informação:

E. M. Jenkins et al. , 2003 , Dimensionen. Lernstationen 1 , Hueber Verlag

H. Funk et al. , 2008 , Studio d A1 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch , Cornelsen

S. Kaufmann et al. , 2015 , Linie 1 A1.1 Deutsch im Alltag und Beruf, Kurs- und Übungsbuch , Klett-Langenscheidt

ACR:1155 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:12

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspecto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. Modelo B de Avaliação da UMa - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas (cada, 40%); 1 prova oral (20%). - Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). - Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as duas frequências escritas (80%) na época de recurso. -O outro elemento de avaliação (20%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.
ACR:1155 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:12