Disciplina: Introdução às Operações Hoteleiras

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva geral acerca da empresa Turística e da sua relação com a envolvente económica e social.
2  - O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões envolvidos na atividade turística e Hoteleira;
3  - O estudante ficará familiarizado com os os conteúdos associados às funções estruturantes da gestão de Empresas turísticas e das suas funções
4  - O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas, decorrentes das funções do gestor hoteleiro, de modo a permitir alcançar os objetivos empresariais;
5  - O estudante deverá ser capaz de identificar os principais temas e conceitos associados às funções comercial, financeira, produção, recursos humanos e manutenção.
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Conteúdos / Programa:

1.1  - Capítulo 1 Breve Historial da Indústria de Alojamentos
1.2  - O Mercado Turístico
1.3  - Análise dos impactos
1.4  - Principais Indicadores do setor turístico e hoteleiro (Análise estatística)
1.5  - Caracterização do Setor Turístico
1.6  - Tipos de Empresas Turísticas
1.7  - Inovação e novas tecnologias em turismo
2.1  - Capítulo 2 Os estabelecimentos hoteleiros no contexto empresarial
2.2  - A Orgânica interna
2.3  - O Outsourcing
2.4  - A Distribuição dos serviços hoteleiros (Canais Diretos e Canais Indiretos)
3.1  - Capítulo 3 A Estrutura Interna do sistema hoteleiro
3.2  - A comunicação interna
3.3  - Inovação e novas tecnologias ao serviço da hotelaria
4.1  - Capítulo 4 A Gestão de Alojamentos
4.2  - A Gestão Comercial /Marketing
4.3  - A Gestão de F&B (capitulo resumido)
4.4  - A Gestão Financeira
4.5  - Os Indicadores de Gestão
4.6  - A Gestão de Recursos Humanos
4.7  - A Gestão de Manutenção (capitulo resumido)
5.1  - Capítulo 5 Empreender em Turismo (conceitos básicos)
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Campos, P. , 2010 , Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras , Turismo de Portugal, Lisboa

Castel, G. , 2000 , Administração Hoteleira , Educs: São Paulo

Cunha, L. & Abrantes, A , 2013 , Introdução ao Turismo , Lidel: Lisboa

Kasavana, M. L. & Brooks, R. M. , 2005 , Managing Front-Office Operations , Educational Institute of the American Hotel & Lodging Association: Lansing, Michigan

Kotler, P., Bowen, J., Makens, J., Baloglu, S. , 2017 , Marketing for Hospitality and Tourism , Pearson Education Limited: England

Luiz Pinto Machado/ António almeida , 2010 , Turismo - Inovação e Novas Tecnologias , Principia

Machado L.P. , Notas e apontamentos diversos

Machado, L.P. , Sebentas Introdução à Gestão de Negócio e Sistemas de Gestão de Negócio , EPHTM

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino-aprendizagem privilegiada será baseada num conjunto de aulas teóricas (T) e aulas teórico‐práticas (TP). Estas sessões de natureza coletiva são desenvolvidas com recurso à exposição teórica, análise e interpretação de estudos de caso e de modo interativo incentivando a participação dos alunos. Paralelamente, serão realizadas sessões práticas. A Avaliação será contínua, com dois elementos distintos de avaliação um trabalho prático e um teste, ambos com um peso de 50% na nota final da UC, com uma nota mínima de 8 valores em cada um dos elementos. A forma de avaliação a adotar para a Época de Recurso é uma frequência com o mesmo peso e condições da época normal.
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Regente da Disciplina:

Carla Andreia Fernandes Basílio