Disciplina: Introdução à Empresa

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva geral acerca da empresa e da sua relação com a envolvente, da gestão, do gestor; - O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões afetos à atividade empresarial; - O estudante ficará familiarizado com os conteúdos associados às funções estruturantes da gestão (organização, direção e controlo) bem como as suas inter-relações; - O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas, decorrentes das funções da gestão, de modo a permitir alcançar os objetivos empresariais; - O estudante deverá ser capaz de identificar os principais temas e conceitos associados às funções comercial,financeira e de produção; - O aluno será familiarizado com a dimensão ética e de responsabilidade social do gestor e empresa.
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Conteúdos / Programa:

1  - A GESTÃO, O GESTOR, A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE
1.1  - Os fenómenos organizacionais e atividade empresarial
1.2  - A empresa numa perspetiva sistémica
1.3  - -Ambiente geral e ambiente de tarefa
1.4  - Stakeholders e shareholders
1.5  - A crescente empresarialização da sociedade
1.6  - Clientes, mercado e concorrência
1.7  - O que é a Gestão
1.8  - Evolução do pensamento da Gestão
1.9  - O papel do gestor
1.10  - Os subsistemas de gestão e os recursos
1.11  - Ética e responsabilidade social
2  - FUNÇÕES FINANCEIRA, COMERCIAL E DE PRODUÇÂO
2.1  - Introdução à gestão financeira
2.2  - Variáveis básicas do cálculo financeiro
2.3  - Introdução à gestão comercial
2.4  - Introdução à gestão de produção
2.5  - Stocks: uma abordagem introdutória
3  - ORGANIZAÇÃO
3.1  - Funções, departamentalização e diferenciação
3.2  - Responsabilidade, autoridade e delegação
3.3  - Princípios de organização
3.4  - Estruturas organizacionais
3.5  - Autoridade, influência e poder
3.6  - Tendências na estrutura das empresas
4  - DIREÇÃO
4.1  - Pessoas ou recursos humanos
4.2  - Pessoas: do recrutamento à remuneração
5  - CONTROLO
5.1  - Processo e tipos de controlo
5.2  - Avaliação de desempenho
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Boddy, D. , 2016 , Management: An Introduction , Pearson

Hatch, J. H. & Cunliffe, A. , 2006 , Organizational Theory , Reino Unido, OUP

Mintzberg, H. & Quinn James , 1991 , Strategic Process ? Concepts, Context and Cases , Prentice Hall - International

Robbins, S., Cenzo, D. & Coulter, M. , 2017 , Fundamentals of Management: Management Myths Debunked! , Global Edition, Pearson.

Smith, David. , 2006 , Exploring Innovation , McGraw Hill

Sousa, A. , 2009 , Introdução à Gestão, Uma abordagem Sistémica , Verbo

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teórico-práticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 8,00 valores. A avaliação na época de recurso é realizada com base no conteúdo integral da UC .
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Regente da Disciplina:

Eduardo Manuel de Almeida Leite

Corpo Docente:

Susana Teles
Docente