Disciplina: Técnicas de Produção e Serviço Hoteleiro II

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0  - O objetivo principal consiste em dotar os alunos de bases técnicas e teóricas que lhes permitam, planear, preparar e executar qualquer um dos diversos tipos de serviços, como também as mise en-places para as diversas iguarias.
1  - Específicos: Pretende-se transmitir aos alunos, técnicas e métodos para os diferentes Tipos de Serviço;
2  - Permitir aos alunos criar bases nos conhecimentos adquiridos, planear, executar, organizar eventos como também o Serviço de Restaurante e Serviço de Bar entre outros.
3  - Desenvolver competências no domínio dos Serviços de Restauração e Bebidas.
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Conteúdos / Programa:

1  - Introdução
2  - Serviço de Restaurante e Técnicas de Serviço e Protocolo
3  - Hierarquia Profissional
4  - Indumentárias
5  - Equipamento do Restaurante e Bar
6  - Material de Restaurante e Bar
7  - Secções Abastecedoras e de Apoio ao Restaurante e Bar
8  - Terminologia
9  - Funcionamento do Restaurante e Bar
10  - Nota de Encomenda
11  - Room-Service
12  - Mise-en-Place
13  - Execução do Serviço de Mesa
14  - Receção ao Cliente
15  - Empratamento
16  - Pequenos Almoços
17  - Serviços Práticos em contexto formativo
18  - Serviço de Vinhos, aperitivos e sumos
19  - Técnicas de serviço e protocolo de bar
20  - Introdução ao Flairbartending
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Brito, F. , 2006 , Bartender's Guide , Edições Vecor

Brito, F. , 2010 , Almost everything for bartenders , Portugal, Editora Épica

Brito, F. , 2010 , The Best From the Shaker , Portugal, Marus Editores

Coutinho, J. A. P. , 2013 , Manual Prático do Serviço de Mesa

Crackwell, H. e Nobis, G. , 1996 , Manual prático do Serviço de Restaurantes , Portugal, Ed.Cetop

Difford, S. , 2011 , Cocktails n.º 9 , Grã Bretanha, Ed.Sauce Guides

Janeiro, J.A , 1997 , Manual de cafetaria , Portugal: Ed. Cetop

Janeiro, J.A. , 1991 , Guia Técnico de Hotelaria- A Arte e a Ciência dos Modernos Serviços de Restauração , Portugal, Ed. Cetop.

Jelovsek, R. , 2010 , Wine Service for Wait Staff and Wine Lovers, , Grã Bretanha, Ed. Outskirts Press

Quirk, S. , 2010 , Cocktail Bible , Grã Bretanha: Ed. New Holand publisher

Rutherford, D , 2002 , Hotel management and operations , Wiley & Sons, Inc.

Teubner, C. , 2006 , O Universo dos alimentos , Alemanha: Edições Teubner

Vários, , 2010 , Manual de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas , Portugal, Ed.Turismo de Portugal.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Componente teórica (50%): -Em todas as aulas haverá uma parte teórica de explicação da parte prática seguinte, (utensílios, regras e técnicas de execução). Componente prática (50%): Após a exposição teórica, prossegue a realização da aula prática orientada pelo docente, tendo em conta os objetivos dessa mesma aula. Na Época de Recurso o aluno poderá recuperar o total da Unidade Curricular, respeitando as percentagens da Época Normal, com nota mínima de 8 valores.
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