Disciplina: Gestão de Alojamento

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Nesta unidade curricular pretende-se dotar os alunos dos conhecimentos e competências técnicas necessários ao desempenho de funções de gestão do departamento de alojamento de um hotel, utilizando de uma forma eficaz os recursos colocados à sua disposição. Considerando que a área de alojamentos é aquela que mais contribui para os resultados de uma unidade hoteleira, serão abordados aspetos de gestão ao nível dos seus recursos físicos, financeiros e humanos, assim como a gestão de clientes.
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Conteúdos / Programa:

1  - Alojamento
1.1  - Evolução e Contexto Organizacional
1.2  - Alojamento perspetiva histórica e atualidade
1.3  - Tipologia de estabelecimentos
1.4  - Produtos hoteleiros
1.5  - Estrutura organizacional da área de alojamento
2  - Receção-Organização Física e Funcional
2.1  - Relacionamento com as outras áreas do hotel
2.2  - Recursos humanos e funções
2.3  - Recursos físicos e equipamento
3  - Receção-Operações e Procedimentos
3.1  - Ciclo de cliente eTénicas de Vendas e Upselling
3.2  - Reservas e Chegadas/Check-in
3.3  - Faturação
3.4  - Guest Ledger e City Ledger
3.5  - Saídas/Check-out
3.6  - Night Audit
3.7  - Sistemas de informação
4  - Housekeeping
4.1  - Relacionamento com as outras áreas do hotel
4.2  - Organização e Procedimentos
4.3  - Recursos humanos e funções
4.4  - Instalações, Equipamento E Material
4.5  - Chegadas, saídas, in-house, turn-down
4.6  - Gestão de stocks e inventário da secção
4.7  - Lavandaria e Rouparia
4.8  - Cálculo de stocks de roupa
5  - Receção como ponto de vendas
5.1  - Fatores comportamentais e hospitalidade
5.2  - Atendimento
5.3  - Fidelização de clientes
5.4  - Relações da receção com o meio envolvente
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Ahmed, I , 2004 , Hospedagem, Front Office e Governança , Thomson, São Paulo

Bardi, J. , 2002 , Hotel Front Office Management , John Wiley & Sons, Inc. New York

Casado, M. A. , 2011 , Housekeeping management , Wiley Global Education

Jones, T.J.A , 2008 , Professional Management of Housekeeping Operations , John Wiley and Sons

Marques, A. , 2007 , Manual de Hotelaria , Livraria Civilização Editora

Mata, A., , 2003 , Front Office - Operação e Gestão , Prefácio, Lisboa

Woods, R., Ninemeier, J. D., Hayes, D. K., & Austin, M. A. , 2013 , Professional Front Office Management: Pearson New International Edition , Pearson Higher Ed

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Atendendo à natureza teórico-prática da UC, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos. Nas aulas teóricas serão explicados conceitos base que sustentam o conhecimento que se pretende que os alunos adquiram pelo recurso a métodos expositivos. Serão apresentados casos práticos e artigos científicos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos. Durante as aulas práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Sempre que possível irão ser realizadas simulações de situações profissionais com recurso a software específico. Avaliação: Apresentações Orais - 10% Trabalhos escritos - 40% Testes escritos individuais - 50% Época de Recurso: - A nota final da disciplina incide na totalidade sobre a nota do exame de recurso que compreende 100% da matéria dada.
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