Disciplina: Arquitetura e Design de Hotéis

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português/Inglês

Objetivos Gerais:

1  - Objetivos gerais: Esta UC estabelecerá o conhecimento fundamental de planeamento e design necessário para alcançar um edifício de hotelaria bem-sucedido. Objetivos específicos: Dar insights sobre a evolução dos projetos arquitetónicos e de interiores do hotel contemporâneo.
2  - Análise teórica das tendências de design de hotéis através de discussões de estudo de caso de hotéis modelo.
3  - Dar insights sobre a psicologia do design dos espaços interiores para a hotelaria.
4  - Programação espacial de um hotel típico bem sucedido, incluindo ideias de planeamento em espaços frontais (espaços públicos, lobbies, salas de jantar, bar, áreas ao ar livre, suites) e espaços traseiros (preparação de alimentos, arrumação, lavandaria, estacionamento, e suprimentos).
5  - Processo de planeamento e design, ferramentas e técnicas para o layout eficiente de um edifício hoteleiro.
6  - Padrões antropométricos, fatores humanos, equipamentos e mobiliário para espaços hoteleiros (frontais e traseiros).
ACR:1294 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-11-20 06:22:13

Conteúdos / Programa:

1  - O que é a profissão de arquitetura e design de hotel/exemplos de hotéis contemporâneos/insights sobre temas arquitetónicos/caráter espacial/solução estrutural/elementos únicos.
2  - Análise de tendências de design de hotel - tecnologia de construção/materiais de fachada/espaços frontais/design de interiores/layouts de suites.
3  - Princípios de design/estratégias de layout bem sucedidas de uma suite de hotel/visão de padrões de circulação humana / psicologia cognitiva espacial.
4  - Melhores práticas - Iluminação/materiais/equipamentos/mobiliário/circulação.
5  - Impacto dos móveis, acessórios e produtos na experiência espacial.
6  - Visitas de estudo de caso aos hotéis modelo da Madeira/captura de insights de funcionamento nos espaços frontais e traseiros do hotel.
7  - Ferramentas e técnicas de desenho/modelagem arquitetónica.
8  - Medições normativas para móveis/acessórios/equipamentos/instalações elétricas/circulação humana e mecânica/planeamento elementar e padrões de layout espacial.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Avermaete, T. , 2013 , Hotel Lobbies and Lounges: The Architecture of Professional Hospitality , Massey, Anne (ED); Routledge

Ching, Francis, D.K. , 2007 , Architecture Form Space & Order , ohn Wiley & Sons

Lewis, P., Tsurumaki, M. , & Lewis, D. J. , 2016 , Manual of section , New York: Princeton Architectural Press. Print

Neufert, E., Neufert, P. & Neufert, J. Ki. , 2012 , Architects' Data , Oxford: Wiley-Blackwell. Print

O´Shea, L., Grimley, C. & Love, M. , 2013 , The Interior Design Reference & Specification Book: Everything Interior Designers Need to Know Every Day , N.p.: Rockport. Print

Penner, R. H., Adams, L. , 2012 , Hotel Design Planning and Development: Second Edition , WW Norton

Travis, S. , 2015 , Sketching for architecture interior design , London: Laurence King Publishing. Print.

Yoo, N. & Di Mari A. , 2012 , Operative Design: A Catalog of Spatial Verbs , N.p.: BIS Publishers. Print.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1.Estratégia de Ensino O ensino será dividido em conteúdos teóricos, trabalhos práticos e trabalhos de campo. A componente teórica será lecionada com base em apresentações de slides e conteúdo AV. Discussões de grupo e demonstrações de desenho irão aprofundar a base de conhecimento teórico com uma abordagem mais prática. Ambiente de ensino interativo que encorajará os alunos a fazer discussões improvisadas e a dar opiniões pessoais sobre o tema. 2.Avaliação: modelo de avaliação 'C'. 3.Componentes Contínuos: Participação proativa na sala de aula, presença, demonstração do trabalho individual. Discretos: Trabalhos práticos: demonstração da capacidade para aplicar conhecimento teórico. 4.Peso dos Componentes Contínuos: Presença + Participação na Aula = 20% (75% presença obrigatória) Discretos: Trabalhos práticos + trabalho de campo = 80% Total=100% 5.Recurso/Melhoria Este componente vale 30% do cálculo da nota final: uma apresentação/um trabalho /ou combinação dos dois elementos.
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