Disciplina: Estratégia Empresarial

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Pretende-se apresentar aos alunos as várias perspetivas relacionadas com os diferentes conceitos, princípios e linhas orientadoras da estratégia e destacar a importância desta atividade no desenvolvimento sustentável da empresa, bem como ordenar as decisões e ações que visem proporcionar ao cliente mais valor do que os seus concorrentes. Pretende ainda, dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o desenvolvimento da estratégia empresarial, alinhando a cultura, as pessoas e a estrutura com a estratégia. As ferramentas estudadas e os conhecimentos adquiridos permitirão aos alunos assimilar as mudanças no ambiente externo e o impacto que poderão provocar à empresa, e ainda perceber as transformações que ocorrem a nível interno, que possibilitem criar vantagens competitivas.Em consequência, os alunos poderão identificar os mecanismos de formação da estratégia, caracterizar as estratégias seguidas pela empresa, utilizar as ferramentas teóricas e realizar pesquisa, análise e discussão
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Conteúdos / Programa:

1  - I. Introdução à Estratégia Empresarial
1.1  - A natureza da estratégia e as suas características.
1.2  - Conceito de estratégia.
1.3  - Evolução do pensamento estratégico.
2  - Formulação da Estratégia.
2.1  - Visão, missão, valores e objetivos.
2.2  - Análise estratégica.
2.2.1  - Análise do ambiente externo.
2.2.2  - Análise PESTAL;
2.2.3  - Construção de cenários;
2.2.4  - Análise estrutural do contexto competitivo: As cinco forças de Porter.
2.3  - Análise do ambiente interno.
2.3.1  - Auditoria de recursos;
2.3.2  - Análise SWOT.
2.4  - Classificação das estratégias.
3  - A Implementação da Estratégia.
3.1  - Estrutura organizacional.
3.2  - Avaliação da estratégia.
3.3  - Liderança.
3.4  - Comunicação da estratégia.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Evans, N. G. , 2016 , Sustainable competitive advantage in tourism organizations: A strategic model applying servisse dominant logic and tourism?s defining characteristics. Tourism Management Perspectives

Grant, R. M. , 2016 , Contemporary Strategy Analysis , Wiley & Sons

Harrison, J. S., St. John, C. H , 2014 , Foundations in Strategic Management , Cencage

Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., Regner, P. , 2017 , Exploring Stategy: Text and Cases , Pearson

Neugebauer, F., Figge, F., Hahn, T. , 2016 , Planned or emergent strategy making? Exploring the formation of corporate sustainability strategies. Business Strategy and The Environment

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos e análise de casos reais. Os alunos devem apresentar em sala os seus trabalhos de grupo, o que irá potenciar a participação e o debate. Em consequência, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e as ferramentas teóricas e a sua aplicabilidade a contextos empresariais. A avaliação é constituída pela realização de uma frequência, com um valor de 50% da avaliação, e pela realização de um trabalho de grupo com exposição oral perante a turma, com um valor de 50% da avaliação. A Avaliação na Época de Recurso será um exame escrito a 100%.
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