Disciplina: Introdução ao Turismo

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular tem como objetivo principal fornecer aos alunos uma formação de base para a compreensão global do fenómeno turístico, pelo lado da oferta e da procura. Neste âmbito, os estudantes irão compreender os conceitos fundamentais e a evolução histórica do turismo, as diferentes fontes de informação estatística disponíveis, a sua estrutura e organização, bem como as características e fatores que determinam a procura e a oferta turística. Sendo o turismo uma atividade dinamizadora dos territórios pretende-se ainda, sensibilizar os estudantes para os seus impactes e a importância da sua sustentabilidade integral.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceitos fundamentais do Turismo
2 - Fontes de informação
3 - A evolução do turismo
4 - A procura turística
5 - A oferta turística
6 - O produto turístico
7 - A organização do turismo
8 - Os impactes do turismo
9 - Turismo e sustentabilidade

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cunha, L. & Abrantes, A. , 2013 , Introdução ao Turismo , Lisboa: Lidel
Cunha, L. , 2007 , Introdução ao Turismo, , Lisboa: Verbo
Fletcher, J., Cooper, C., Shepherd, R., Gilbert, D. e Wanhill, S. , 2008 , Turismo - Princípios e Práticas , Porto Alegre: Bookman
Graci, S. & Dodds, R. , 2010 , Sustainable Tourism in Island Destinations , England: Routledge
Parsa, H., Narapareddy, V., Jang, S., Segarra-Oña, M. and Chen, R. , 2015 , Sustainability, Social Responsability, and Innovations in Tourism and Hospitality , Canada: Apple Academic Press, Inc
Turismo de Portugal , 2016 , Anuário das Estatísticas do Turismo 2015 , Lisboa: Ministério da Economia - Turismo de Portugal
Wall, G. & Mathieson, A. , (2006 , Tourism, Change, Impacts and Opportunities , England: Pearson Education Limited
WTO , 2017 , WTO Tourism Highlights , Madrid: WTO
Goeldner, C. & Ritchie, J. , 2009 , Tourism, Principles, Practices, Philosophies , New Jersey: John Wiley & Sons, Inc

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino-aprendizagem consistirá na realização de aulas teóricas, com recurso aos métodos expositivo e interrogativo, bem como de aulas práticas, privilegiando-se o método activo. Estas sessões de natureza colectiva serão desenvolvidas com o recurso à exposição teórica e a análise de estudos de caso e de artigos científicos, bem como ainda de modo interactivo incentivando a participação dos alunos. A consulta de bibliografia obrigatória e complementar, bem como a realização de trabalhos de grupo, permitirão melhorar a compreensão dos temas. A metodologia de avaliação consistirá na realização de uma prova escrita de avaliação de conhecimentos (50%) e em trabalhos desenvolvidos em grupo pelos estudantes (50%). O objectivo dos trabalhos consiste em identificar e explicar a organização das actividades de determinado produto turístico e apresentar um caso de boas práticas de sustentabilidade integral.

Regente da Disciplina:

Rossana Andreia Neves dos Santos