Disciplina: Introdução à Economia

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - A Unidade Curricular Introdução à Economia tem como finalidade substancial fornecer aos alunos os princípios básicos da microeconomia e da macroeconomia e apresentar-lhes diversos domínios de aplicação da teoria económica. A ?Economia? tem como finalidade adicional que os alunos dominem a conceptualização própria da disciplina e apreendam a metodologia da lógica económica utilizada. As aplicações apresentadas na unidade são principalmente de natureza descritiva. Os objetivos de Aprendizagem são os seguintes:
1 - Compreender e aplicar os conceitos da Economia.
2 - Apreender a metodologia da lógica económica.
3 - Resolver problemas simples utilizando a metodologia da lógica económica e os conceitos aprendidos.

Conteúdos / Programa:

0 - NTRODUÇÃO
1 - MICROECONOMIA
1.1 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1.2 - PRODUÇÃO E CUSTOS
1.3 - MERCADOS
2 - MACROEOCONOMIA
2.1 - CONTABILIDADE NACIONAL
2.2 - UM MODELO MACROECONÓMICO SIMPLES

Bibliografia / Fontes de Informação:

Nordhaus, W. D., Samuelson, N. & Samuelson, P. A. , 2011 , Economia , McGraw-Hill
Neves, J.C. , 2017 , Introdução à Economia , Lisboa: Editorial E010 Verbo
Ucha, I , 2013 , Guia de Apoio à «Introdução à Economia» de João César das Neves , Lisboa: Editoria l Verbo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os programas das aulas teóricas e práticas, as exposições orais, as frequências e os exames finais estão concebidos para desenvolver e testar de forma aprofundada a compreensão dos conceitos e a apreensão da lógica própria da economia. A resolução dos exercícios e problemas das aulas práticas ajudará o aluno a adquirir a capacidade de aplicar os princípios e ideias da Economia. A avaliação é individual e sem consulta. Avaliação: Em datas a marcar realizam-se dois mini-testes de 45 minutos e uma frequência de 90 minutos. As notas dos mini-testes entram com uma ponderação de 25% cada um na média com a nota da frequência (50%), dando um valor que arredondado ao inteiro mais próximo é a nota final. A nota mínima na frequência é de 8,5 valores para o aluno ter aprovação na avaliação periódica. Os alunos que não forem aprovados na avaliação periódica, mas tiverem tido positiva num dos testes podem fazer o exame de recurso só sobre a matéria do outro teste.