Disciplina: Francês A1.1

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A presente disciplina de iniciação à Língua Francesa permite ao aluno alcançar o nível elementar A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O nível A1.1 (Iniciação) permite a compreensão e a utilização de expressões familiares e quotidianas, assim como de enunciados muito simples que visam satisfazer necessidades concretas de comunicação. Pretende-se desenvolver:
1.1 - A competência linguística, através de uma aprendizagem guiada e sistemática da morfossintaxe do Francês como língua estrangeira;
1.2 - A autonomia do estudante para a observação da língua e a prática comunicativa desta;
1.3 - As competências gerais individuais de ?savoir-faire? e ?savoir-être? para uma comunicação eficaz;
1.4 - As competências de pesquisa e de produção escrita;
1.5 - A capacidade de trabalho individual e em grupo/pares.

Conteúdos / Programa:

1 - CONSCIENCIALIZAÇÃO DA LÍNGUA: os sons do francês
2 - VOCABULÁRIO E LEITURA
2.1 - Seleção de textos orais e escritos
2.2 - Vocabulário progressivo do Francês
3 - CONTEÚDOS GRAMATICAIS
3.1 - Artigos definidos e indefinidos
3.2 - Pronomes sujeito
3.3 - Adjetivos e pronomes possessivos
3.4 - Verbos ?être? e ?avoir? no presente do indicativo
3.5 - Verbos em ?-er? no presente do indicativo
3.6 - Tipos de frase: afirmativa, negativa e interrogativa
3.7 - Preposições: à e de + noms de pays
3.8 - Adjetivos demonstrativos
3.9 - Adjetivos: feminino, masculino e plural
3.10 - Verbos ?aller?, ?venir?, ?faire? e ?dire? no presente do indicativo

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bérard, É., , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer , Editions Didier
Berthet, A., Daill, E. et al. , 2012 , Alter ego + A1, méthode de français , Hachette Livre.
Carvalho de O. ( , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário. , Porto Editora
Delatour, Y., Jennepin, D., Léon-Dufour, M., Mattlé-Yeganeh, A., Teysser, B , 1991 , Grammaire du Français, cours de civilisation française de la Sorbonne , Hachette.
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y. , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE , Didier.
Grégoire, M., Thiévenaz, O. , 2003 , Grammaire progressive du français, , Porto Editora
Larousse , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de Revisões Para Todos Os Estudantes de Francês. , Larousse

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de classificação: Quantitativa (0-20) Metodologia de avaliação: As aulas variam entre a componente expositiva e a teórico-prática sendo constante a interação entre docente e estudantes e vice-versa. Recurso a diferentes fontes de informação (manuais; revistas; músicas; artigos) e de apresentação de conteúdos (PowerPoint; vídeos; filmes). A produção oral e escrita em língua francesa desenvolve-se através de trabalhos individuais e de grupo com recurso a apresentações, diálogos e simulação de situações (Jeu de rôle). No que concerne a avaliação, optou-se pelo Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. A tipologia de avaliação é a contínua e os elementos a considerar e respetivas percentagens são: 50% - Frequências (2x25%) 20% - Trabalho/Apresentação Oral 30% -Trabalho em sala de aula: participação oral e escrita; trabalhos individuais/grupo; leitura; assiduidade e empenho).