Disciplina: Economia e Territórios Turísticos

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta UC visa proporcionar uma análise dos princípios económicos essenciais, no âmbito da micro e da macroeconomia para a análise do fenómeno turístico, para além de uma análise dos impactos económicos do mesmo. Constituem objetivos desta UC oferecer a análise de teorias e conceitos fundamentais da ciência económica e proporcionar um entendimento da importância económica do setor e do funcionamento dos mercados. Os alunos deverão ainda aplicar os conceitos económicos à análise e resolução de estudos de caso. Os alunos deverão ainda ter conhecimento das políticas e dos sistemas de financiamento relativos ao turismo, e a importância do planeamento estratégico sustentável. Os alunos deverão ainda compreender a importância do fator geografia para compreender o fenómeno turístico e entender a geografia à luz das experiências de mobilidade. Por último os alunos deverão compreender as geografias do turismo e aplicar os conhecimentos a casos de estudo.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao estudo da economia do turismo
2 - Procura, Oferta no contexto da indústria e produtos turísticos
3 - Política e sistemas de financiamento do turismo
4 - Importância económica da indústria turística
5 - Desenvolvimento e planeamento estratégico sustentável
6 - A geografia do lazer e turismo
7 - Experiências de mobilidade. Produção e consumo de paisagens.
8 - Roteiros Turísticos
9 - Estudos de caso

Bibliografia / Fontes de Informação:

Boniface, B. G. & Cooper, C. P. , 2005 , World Tourism destinations , Londres: Routledge
Vresswell, T. & Merriman, P. , 2011 , Geographies of Mobility: pratctices, Spaces, Subjects ,
Hall, C. M. , 2011 , Fieldwork in Tourism: Methods, Issues and Reflections , Londres: Routledge
Hall, C. M. Pager, S. , 2006 , The Geography of Tourism & Recreation: Environment, Place and Space , Londres: Routledge
Pearce, D. , 1990 , Tourisme: A geographical analysis , Longman, London
Conway, E. , 2011 , 50 ideias de Economia - Que precisa mesmo saber , Editora D. Quixote
Cunha, L. , 2013 , Economia e Política do Turismo , LIDEL - Edições técnicas, Lisboa
Henriques, , 2003 , Turismo, Cidade e Cultura: Planeamento e Gestão Sustentável , Edições Silabo, Lisboa
Samuelson, P.,Samuelson, N., Nordhaus, W. , 2011 , Economia , McGrawHill, Lisboa
WTTC , 2017 , Travel & Tourism Economic Impact ,
Williams, S. , 2009 , Falta o título ???? , Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O programa é coberto por aulas teóricas e teórico-práticas (através da análise dos conceitos teóricos chave e adoção de aulas centradas na participação e prática por parte do aluno das ferramentas, métodos e conceitos aprendidos). A avaliação é assegurada através de 1 teste escrito mais 1 trabalho escrito: 50% cada. A nota mínima é 6. Os alunos são fortemente incentivados a desenvolver as suas competências em termos de investigação através de sugestões de leitura adicional. Os alunos são também incentivados a participar nas discussões/análises empreendidas em sala de aula através da resolução de problemas de forma a melhorar as suas capacidades de aplicação de conceitos e ferramentas analíticas. Estudos de caso (análise de legislação relevante, peças jornalísticas e estudos e relatórios) são adotados em cada item do programa. Na época de recurso, através de 1 exame escrito, o aluno poderá recuperar a totalidade da disciplina (100%) ou pode recuperar apenas 1 das partes da nota (50%).