Disciplina: Gestão de Alojamento

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Nesta unidade curricular pretende-se dotar os alunos dos conhecimentos e competências técnicas necessários ao desempenho de funções de gestão do departamento de alojamento de um hotel, utilizando de uma forma eficaz os recursos colocados à sua disposição. Considerando que a área de alojamentos é aquela que mais contribui para os resultados de uma unidade hoteleira, serão abordados aspetos de gestão ao nível dos seus recursos físicos, financeiros e humanos, assim como a gestão de clientes.

Conteúdos / Programa:

1 - Alojamento
1.1 - Evolução e Contexto Organizacional
1.2 - Alojamento perspetiva histórica e atualidade
1.3 - Tipologia de estabelecimentos
1.4 - Produtos hoteleiros
1.5 - Estrutura organizacional da área de alojamento
2 - Receção-Organização Física e Funcional
2.1 - Relacionamento com as outras áreas do hotel
2.2 - Recursos humanos e funções
2.3 - Recursos físicos e equipamento
3 - Receção-Operações e Procedimentos
3.1 - Ciclo de cliente eTénicas de Vendas e Upselling
3.2 - Reservas e Chegadas/Check-in
3.3 - Faturação
3.4 - Guest Ledger e City Ledger
3.5 - Saídas/Check-out
3.6 - Night Audit
3.7 - Sistemas de informação
4 - Housekeeping
4.1 - Relacionamento com as outras áreas do hotel
4.2 - Organização e Procedimentos
4.3 - Recursos humanos e funções
4.4 - Instalações, Equipamento E Material
4.5 - Chegadas, saídas, in-house, turn-down
4.6 - Gestão de stocks e inventário da secção
4.7 - Lavandaria e Rouparia
4.8 - Cálculo de stocks de roupa
5 - Receção como ponto de vendas
5.1 - Fatores comportamentais e hospitalidade
5.2 - Atendimento
5.3 - Fidelização de clientes
5.4 - Relações da receção com o meio envolvente

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bardi, J. , 2002 , Hotel Front Office Management , John Wiley & Sons, Inc. New York
Jones, T.J.A , 2008 , Professional Management of Housekeeping Operations , John Wiley and Sons
Mata, A., , 2003 , Front Office - Operação e Gestão , Prefácio, Lisboa
Ahmed, I , 2004 , Hospedagem, Front Office e Governança , Thomson, São Paulo
Marques, A. , 2007 , Manual de Hotelaria , Livraria Civilização Editora
Woods, R., Ninemeier, J. D., Hayes, D. K., & Austin, M. A. , 2013 , Professional Front Office Management: Pearson New International Edition , Pearson Higher Ed
Casado, M. A. , 2011 , Housekeeping management , Wiley Global Education

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Atendendo à natureza teórico-prática da UC, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos. Nas aulas teóricas serão explicados conceitos base que sustentam o conhecimento que se pretende que os alunos adquiram pelo recurso a métodos expositivos. Serão apresentados casos práticos e artigos científicos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos. Durante as aulas práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Sempre que possível irão ser realizadas simulações de situações profissionais com recurso a software específico. Avaliação: Apresentações Orais - 10% Trabalhos escritos - 40% Testes escritos individuais - 50% Época de Recurso: - A nota final da disciplina incide na totalidade sobre a nota do exame de recurso que compreende 100% da matéria dada.