Disciplina: Seminário II

Área Científica:

Ciências Sociais e Humanas

HORAS CONTACTO:

16 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Objetivos: Compreender o processo de organização, planeamento, direção e gestão de recursos de uma entidade com o objetivo geral de realização dos seus objetivos. Criar competências para a tomada de decisão e resolução de problemas, no âmbito da organização corporativa de hotelaria e restauração. Compreender a dimensão ética e deontológica da profissão de diretor e gestor hoteleiro.
2 - Competências desenvolvidas: - Desenvolvimento de todos os elementos envolvidos na tomada de decisão; - Desenvolvimento da criatividade e prospeção bem como da capacidade de análise e síntese; - Desenvolvimento da perseverança para se destacar e ultrapassar os padrões de excelência (implica motivação para qualidade e abertura de espírito). - Desenvolvimento de um comportamento ético, moral e social.

Conteúdos / Programa:

1.2 - Gestão de empresas de hotelaria e restauração. Os acionistas: proprietários, gestores, agentes, funcionários, fornecedores e clientes. Restantes acionistas. Mudança estratégica e inovação no empreendimento hoteleiro.
3.4 - O macro-ambiente organizacional e tomada de decisão. Tipo de tomada de decisão nas organizações. Organograma das empresas de hotelaria e restauração. Objetivos estratégicos, objetivos gerais, estratégia organizacional, vantagens competitivas, fatores chave do sucesso.
5.6 - Elementos comunicativos da organização: missão, visão, valores corporativos, ética e responsabilidade social. O valor da marca corporativa. Valor patrimonial da marca.
7 - Liderança e inteligência emocional. Valores da organização e de todos os acionistas.
8.9 - Análise e avaliação de resultados, metodologia Balanced Scorecard.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Demers, C. , 2007 , Organizational change theories: A synthesis , Thousand Oaks:Sage
Kaplan, R.S., Northon, D.P. , 1996 , The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action , Harvard Business School Press
Kim, W. Chan and Mauborgne, R , 2006 , Tipping point leadership , Harvard Business Review
Kotter, J. , 1999 , John P. Kotter on what leaders really do , Boston, MA:Harvard Business Press
Kotter, J , 2006 , Leading change: Why transformation efforts fail , Harvard Business Review
Maginn, M. , 2005 , Managing in times of change , San Francisco, CA: McGraw-Hill
Simmons,O. , 2006 , Some professional and personal notes on research methods, systems, theory, and grounded action , World Futures
Strebel, P , 2006 , Why do employees resist change? , Harvard Business Review
Enz, Cathy A. , 2010 , Hospitality Strategic Management: Concepts and Cases , John Wiley & Sons INC

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
a) Metodologia de ensino: - O motivo de pesquisa do seminário é que os estudantes sejam capazes de analisar a empresa e todos os aspetos envolventes. - Pesquisa de informação e preparação e organização de material. Auto-estudo e grupos de estudo. - Seminários com debates. Serão convidados gestores hoteleiros e responsáveis pela realização de eventos que apresentarão casos práticos. - Estudos de caso. - Projetos supervisionados realizados em grupo. b) A avaliação é constituída pela realização de um trabalho individual escrito, com um valor de 30% da avaliação, e pela realização de um trabalho de grupo com exposição oral perante a turma, com um valor de 40%. Fazem ainda parte os elementos de avaliação: assiduidade às atividades letivas, com um peso de 10% da avaliação e intervenções em fóruns de debate, com um peso de 20% da avaliação. Esta UC tem não contempla avaliação na época de recurso.

Regente da Disciplina:

Susana Teles