Disciplina: Marketing Digital

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é dar a conhecer as teorias e os exemplos de que as novas tecnologias podem contribuir para a redefinição da estratégia das organizações. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender como as novas tecnologias se poderão integrar na política comercial, como meio de comunicação, como canal de distribuição, produtos, marcas e preços.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos do Marketing Digital
1.1 - Introdução ao Marketing Digital
1.2 - O Microambiente Online
1.3 - O Macro Ambiente Online
2 - Desenvolvimento da Estratégica de Marketing Digital
2.1 - A Estratégia de Marketing Digital
2.2 - A Tecnologia e o Marketing Mix
2.3 - Relacionamento através das plataformas digitais
3 - Implementação e gestão do Marketing Digital

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2016 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice , Pearson Education Limited
Kotler, P. & Armstrong, G., , 2017 , Principles of Marketing, Global Edition , Pearson Education
Kotler, P,. Kartajaya, H e Setiawan, I. , 2017 , Marketing 4.0, Moving from Traditional to digital , Pearson Education Limited
Li, C. & Bernoff, J. , 2011 , Groundswell: Winning in a world transformed by social technologies , Harvard Business School Press
Salt, S. , 2011 , Social location marketing: Outshining your competitors on foursquare, gowalla, yelp & other location sharing sites , QUE
Scott, D. , 2014 , The new rules of marketing of Sales and Services , John Wiley & Sons, Inc

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teórico-práticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 8,00 valores. A avaliação na época de recurso é realizada com base no conteúdo integral da UC .

Regente da Disciplina:

Mara José Sousa Franco