Disciplina: Estudo do Meio I

Área Científica:

Estudo do Meio

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Desenvolver a capacidade de investigar, construir e organizar o saber sobre o meio local e global de forma sistematizada;

2 Repensar a relação entre as populações humanas e o meio de forma holística;

3 Olhar criticamente o meio nas suas relações com os diferentes espaços físicos, sociais e culturais;

4 Aprofundar problemas sociais concretos, articulando perspetivas das diferentes ciências sociais;

5 Treinar o pensamento crítico da relação entre acontecimentos e processos atuais, e passados;

6 Identificar elementos naturais, sociais e tecnológicos do meio envolvente e suas inter-relações;

7 Conhecer características geo-biofísicas e humanas da RAM;

8 Respeitar o seu património natural e cultural;

9 Valorizar a identidade e raízes socioculturais, respeitando outros povos e outras culturas;

10 Realizar atividades práticas que mobilizem saberes ecológicos e antropológicos, compatibilizando-os com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e com as OCEPE e os programas do 1º e 2º CEB.

Conteúdos / Programa:

  1. Introdução: métodos e técnicas de investigação aplicáveis ao estudo do meio social.
  2. Meio social e estudo do meio social: uma visão interdisciplinar e transdisciplinar das interações homem-meio.
  3. Estudo do meio como método de descoberta e de construção do conhecimento.
  4. Os conceitos fundamentais do sistema social.
  5. Sociedade, padrões exteriores de comportamento, padrões conceptuais de comportamento, papéis sociais, processos sociais.
  6. Fatores básicos de explicação do social: teorias genéticas, o meio físico e a cultura.
  7. Dimensões de análise social das interações entre populações humanas e o meio no contexto do arquipélago da Madeira.
  8. Caracterização da componente humana da R.A.M.
  9. Processos de estruturação identitária.
  10. Atitudes sociais em relação à diversidade étnica e cultural.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Berger, P.L. & Luckman, T. (2010). A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro.

Campenhoudt, L. V. (2003). Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais.. Lisboa: Gradiva.

Carapeto, C. (2004). Fundamentos de ecologia. Lisboa: Universidade Aberta.

Fortuna, C. (Org.) (1997). Cidade, cultura e globalização. Oeiras: Celta Editora.

Franco, J. E. & Trindade, C. (Eds) (2015). Que saber(es) para o Séc. XXI - História, Cultura e Ciência na Madeira. Lisboa: Esfera do Caos Editora.

Lamy, M. (2001). Introduction à L?Écologie Humaine. Paris: Ellipses Édition.

Nepomuceno, R. (2006). A conquista da Autonomia da Madeira - Os conflitos dos Sécs. XIX e XX.. Lisboa: Editorial Caminho.

Oliveira, P. (2005). A Reinvenção da Ilha da Madeira: Ludificação do território e retorno à natureza.. Lisboa: Fórum Sociológico.

Pereira, H. M. (Ed.) (2009). Ecossistemas e bem-estar humano. Lisboa: Escolar Editora.

Silvano, F. (2001). Antropologia do Espaço. Uma Introdução. Oeiras: Celta Editora.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: A metodologia seguida radica numa perspetiva construtivista da aprendizagem pelo que se procurará, mediante os conteúdos programáticos, facultar novos conhecimentos e também organizar os que os alunos já possuem relativamente ao meio social. Paralelamente à componente teórica das aulas, para a apresentação ou ampliação de conceitos trabalhados nos principais conteúdos programáticos, haverá uma componente prática. Nesta os alunos serão levados a desenvolverem uma reflexão, individual ou em grupo, acerca dos conhecimentos teóricos e a partilhá-la com o grande grupo. Também realizarão atividades de pesquisa, análise e interpretação de textos e de dados, e participarão na discussão crítica dos mesmos. A avaliação constará de uma frequência, um trabalho de grupo e sua apresentação oral e a participação nas aulas, com uma ponderação de 30%, 40%, 20% e 10%, respetivamente, na classificação final. Para os que não tiverem ainda aprovação, o exame na Época de Recurso representa 100%