Disciplina: Expressão Físico-Motora

Área Científica:

Expressão Físico-Motora

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Contribuir para compreensão e fundamentar a importância da atividade Físico-Motora no desenvolvimento global da criança;

2 Definir os princípios e as fases do Desenvolvimento Motor; as leis do desenvolvimento motor e o desenvolvimento dos skills motores;

3 Abordar as noções de domínio do corpo, organização espácio-temporal do movimento, desenvolvimento percetivo-motor e integração sócio-motora;

4 Refletir a motricidade e as aprendizagens escolares;

5 Identificar os objetivos gerais e específicos da Expressão Físico-Motora para os alunos do Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

6 Explorar alguns aspetos da Motricidade Infantil. A atividade lúdica e o valor educativo do jogo no desenvolvimento da criança;

7 Conhecer os princípios de planeamento e implementação de uma atividade para o nível do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a técnicas de intervenção pedagogicamente eficazes.

Conteúdos / Programa:

1 - INTRODUÇÃO

1.1 - MOTRICIDADE HUMANA - EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA

2 - ANTROPOGÉNESE DO COMPORTAMENTO MOTOR

2.1 - EMERGÊNCIA DO COMPORTAMENTO MOTORBASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DA MOTRICIDADE

3- BASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DA MOTRICIDADE

3.1 - ABORDAGEM ONTOGENÉTICA

3.2 - CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

3.3 - PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO NEURAL E REPERCUSSÕES MOTORAS

3.4 - ORGANIZAÇÃO CEREBRAL

3.5 - ORGANIZAÇÃO NEUROBIOLOGICA E MOTRICIDADE

3.6 - PERIODO CRÍTICO E PLASTICIDADE

4 - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MOTOR: TÓNUS, POSTURA E MOVIMENTO

4.1 - A FUNÇÃO TÓNICA NA ORGANIZAÇÃO POSTURAL E NA PLANIFICAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS IDEACIONAIS

4.2 -ACTIVIDADE POSTURAL

5 - A FUNÇÃO TÓNICA NA ORGANIZAÇÃO POSTURAL E NA PLANIFICAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS IDEACIONAIS

5.1 - VISÃO SISTÉMICA DA ACTIVIDADE MOTORA

5.2 - CONTROLO DA MOTRICIDADE

6 - APRENDIZAGEM MOTORA

6.1 - MODELOS E MECANISMOS

6.2 - AQUISIÇÃO DOS SKILLS MOTORES.

7 - A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

7.1 - EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA E A EDUCAÇÃO PARA OS VALORES

7.2 -EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA - COMPETÊNCIAS BÁSICAS

7.3 - A IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

7.4 - BLOCOS DE MATÉRIAS

7.5 - ANALISE E APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS ANTERORMENTE ABORDADOS

7.6 - OPERACIONALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE EXPRESSÃO FÍSICO MOTORA FACE AO CONTEXTO MATERIAL E HUMANO

7.7 - RELATÓRIO

7.8 - PRÁTICA

7.9 - TESTE

7.10 - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE GRUPO

Bibliografia / Fontes de Informação:

Connolly, K.; Prechtl, H. (1981), Maturation and Development, Biological and Psychological Perspectives. Spastic Internacional Medical Publications, London.

Eccles, J. C., (1989), A Evolução do Cérebro, Epigénese e Desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa.

Fonseca, V. (1989). Desenvolvimento Humano. Da filogénese à ontogénese da motricidade,Editorial Notícias, Colecção Pedagogia, n.º 12Lisboa

Fonseca, V. (2007). Manual de Observação Motora. Significação Psiconeurológica dos Factores PsicomotoresAncora Editora.

Gallahue, D., Ozmum, J. (2001). Compreendendo o Desenvolvimento Motor- bebés, crianças, adolescentes e adultos. S. Paulo. Phorte. 

Habib, M. (2000), Bases Neurológicas dos Comportamentos, Climepsi Editores, Lisboa. 

Juan, F. Y., Montes, M. (2001). Desarrollo de la motricidad a traves del juego: materiales convencionales y no convencionales como recursos metodologicos. Madrid, Gymnos. 

Le Boulch, J. (1983), Educação pelo Movimento, Porto, Artes Médicas.

Le Boulch, J. (1984), Le Development Psychomoteur de la Naissance a 6 ans, Consequences Educatives. La Psychocinetique a l'Age Prescolaire, Éditons ESF.

Martins, R (2011a). Questões sobre a Identidade da Psicomotricidade - As Práticas entre o Instrumental e o Relacional. FMH Edições, Universidade Técnica de Lisboa.

Neto, C. (1995) Motricidade e Jogo na Infância, Editora Sprint, Rio de Janeiro

Paillard, J. (1976), Tonus Posture et Mouvements, in Kayser, Physiologie, vol II 3ª Ed. Flammarion Mèdicine-sciences, Paris.

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: Através de um conjunto de vivências teórico-práticas, são transmitidos, refletidos e consolidados, os conteúdos da unidade curricular. Estes são abordados de forma dinâmica, utilizando-se diapositivos e vídeos, procurando promover nos alunos a participação ativa e uma atitude reflexiva e crítica sobre os conteúdos abordados. A vivência das diferentes situações práticas, assim como o planeamento, organização e implementação de atividades propostas pelos alunos, possibilitam a compreensão da importância dos conteúdos curriculares. No sentido de envolver os alunos num processo de formação continuamente estruturado e de promover a criação de hábitos de estudo, são solicitados relatórios, pesquisas, trabalhos e reflexões individuais ou em grupo, com posterior apresentação oral e discussão dos temas abordados. Estas vertentes não são recuperáveis. São realizadas ainda duas frequências, envolvendo diferentes conteúdos de matérias, que poderão se recuperadas em avaliação complementar.