Disciplina: Psicologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contextualizar a Psicologia da Educação como disciplina científica
2 - Conhecer e compreender os fatores associados à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno
3 - Conhecer e compreender os fatores associados ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professor
4 - Conhecer e compreender as implicações e aplicações da Psicologia da Educação na investigação e prática educacional

Conteúdos / Programa:

1 - Contextualização da Psicologia da Educação
2 - O Aluno
3 - O Professor
4 - Implicações da Psicologia da Educação para a investigação e prática educacional
5 - Aplicações da Psicologia da Educação às dificuldades especiais do processo de ensino/aprendizagem

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, L. S., & Araújo, A. M. , 2014 , Aprendizagem e sucesso escolar: Variáveis pessoais dos alunos , Braga: ADIPSIEDUC
Antunes, A. P., & Freitas, D. , 2013 , Alunos de mérito escolar no ensino secundário: Estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado , Psicologia, Educação e Cultura
Boruchovitch, E., Azzi, R. G., & Soligo, A. , 2017 , Temas em Psicologia Educacional: Contribuições para a formação de professores , Campinas, SP : Mercado de Letras
Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. , 2007 , Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva , Porto Alegre: Artmed Editora
Kirschener, P. & Merriënboer, J. J. G. , 2013 , Do learners really know best? Urban legends in education , Educational Psychologist
Lemos, G. C., & Almeida, L. S. , 2015 , Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar , Braga: ADIPSIEDUC
Miranda, G., & Bahia, S. , 2005 , Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino , Lisboa: Relógio d' Água
Oliveira, J. H. B. , 2007 , Psicologia da Educação: Aprendizagem/aluno , Porto: Livpsic
Oliveira, J. H. B. , 2007 , Psicologia da Educação: Ensino/Professor , Porto: Livpsic
Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. , 1993 , Psicologia educacional: Uma abordagem desenvolvimentista , Lisboa: McGraw-Hill
Tavares, J., & Alarcão, I. , 2005 , Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem , Coimbra: Almedina
Zimmerman, B. & Schunck, D. H. , 2011 , Handbook of self-regulation of learning and performance , London: Routhledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias de trabalho variadas onde, além de se utilizar o método expositivo e o método interrogativo, na exposição e explicação das temáticas, de forma a facilitar a explicitação e aquisição dos conteúdos, se privilegiam os métodos interrogativo, demonstrativo e ativo, promovendo a aquisição e integração dos conhecimentos através de trabalho individual ou em grupo. Metodologia de Avaliação: Teste individual (com a ponderação de 50% na classificação final); Trabalho escrito de grupo (com ponderação de 40% na classificação final) e Trabalho oral de grupo (com ponderação de 10% na classificação final).

Regente da Disciplina:

Micaela Filipa Sousa Rodrigues