Disciplina: Expressão Plástica

Área Científica:

Expressão Plástica

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a evolução da linguagem gráfico - expressiva na criança, com a finalidade de proporcionar adequadas atitudes didáticas e pedagógicas no âmbito da prática educativa.
2 - Desenvolver, a formação e sensibilização dos discentes no campo das áreas da expressão e da criatividade individual, com vista a complementar o seu processo formativo, enquanto futuros docentes ou agentes do processo educativo.
3 - Propiciar experiências e práticas educativas com vista à assimilação de atitudes e hábitos didáctico/pedagógicos no campo do ensino da expressão plástica, inseridos no contexto da educação básica.
4 - Incrementar aspetos da comunicação visual inerentes à linguagem plástica, como meios de relação, de informação, e de sensibilização estética do meio envolvente.
5 - Proporcionar conhecimentos no âmbito da linguagem plástica e eventuais relações com outras linguagens artísticas.

Conteúdos / Programa:

1 - Educação pela Arte.
1.1 - A materialização da forma plástica como meio de comunicação/expressão e educação numa postura educativa e carácter didático no âmbito da educação pela arte.
2 - As linguagens artísticas e expressão.
2.1 - A expressão plástica e outras áreas de expressão. Relações e simbioses.
3 - A linguagem Plástica.
3.1 - Elementos estruturais da linguagem plástica: - ponto, linha, plano, volume, forma, formato, textura, cor.
4 - A evolução da expressão gráfica na criança. (classificação e caraterização).
4.1 - Diferentes fases da expressão plástica da criança, desde as primeiras manifestações gráficas até à idade da pré-adolescência: a garatuja, a pré-esquemática, a esquemática, o realismo.
4.2 - Características formais da expressão plástica da criança: o desenho ideográfico, as transparências, o rebatimento no espaço topológico, a perspetiva afetiva, a humanização dos elementos.
4.3 - Analogias formais e cromáticas entre aspetos de diferentes linguagens artísticas e a arte infantil: A arte Naïf. Arte e artistas modernos com figuração próxima da expressão plástica da infância.
5 - Métodos e técnicas de representação bidimensional.
5.1 - Desenho e pintura: Monocromia, policromia.
5.2 - Meios secos e meios húmidos.
5.3 - Processos de reprodução gráfica: impressão de superfícies tintadas, positivo e negativo bidimensional.
5.4 - Digitinta/monotipia/ reprodução múltipla.
6 - Métodos e técnicas de representação e modelação tridimensional.
6.1 - Volume, relevo.
6.2 - modelação direta e modelação indireta.
6.3 - A moldagem: positivo e negativo em volume.

Bibliografia / Fontes de Informação:

CARDOSO, Camilo; VALSASSINA, M. Manuela , 1988 , Arte Infantil - Linguagem plástica , Editorial Presença
D`ALTE, Dalila , 2002 , A infância da Arte, a arte da infância , Edições ASA
GÂNDARA, Maria Isabel , 1991 , Desenho Infantil - Um Estudo Sobre Níveis do Símbolo , Educação Hoje. Texto Editorial
GONÇALVES, Eurico , 1991 , A Arte Descobre A Criança , Raiz Editora
GONÇALVES, Eurico , 1993 , Criança Descobre A Arte , Raiz Editora
GOODNOW, Jacqueline , 1979 , Desenho de Crianças , Moraes Editora
KAMPMANN, Lothar , 1971 , Papiers de Color , Dessain e Tolra
KAMPMANN, Lothar , 1972 , Impressions en coulers , Dessain e Tolra
KANDINSKY, Wassily , 2006 , Ponto, Linha Plano , Edições 70
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert , 1980 , Desarrollo de la Capacidad Creadora , Editorial Kapelusz
MASSIRONI, Manfredo , 1988 , Ver Pelo Desenho , Edições 70
READ, Herbert , 1982 , A Educação pela Arte , Edições 70
SOUSA, A , 2003 , Educação pela Arte e Artes na Educação - Música e Artes Plásticas , Lisboa: Piaget
SOUZA, Alcidio M. de , Artes Plásticas na Escola , Edições Bloch
STERN, Arno , Uma Nova Compreensão da Arte Infantil , Livros Horizonte
STERN, Arno , 1974 , Aspectos e Técnicas da Pintura de Crianças , Livros Horizonte
STERN, Arno , 1974 , A Expressão , Livros Horizonte
ALMEIDA, A. Betâmio , 1976 , A Educação Estético-visual no Ensino Escolar , Livros Horizonte
AYTÜRE-SCHEELE, Zülal , 1985 , Origami, pliages en papier pour grands et petits , Editions Fleurus
FRÓIS, J. P. , Educação Estética e Artística , F.C.G.
GLOTON, Robert; CLERO, Claude , 1976 , A Actividade Criadora na Criança. , Editorial Estampa
MEREDIEU, Florence de , 1974 , O Desenho Infantil , Editora Cultrix
S. Fontanel-Brassart , 1984 , A Prática da Expressão Plástica , Martins Fontes

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O desenvolvimento metodológico da U.C. considera duas vertentes: a da formação científica e técnica ao nível do conhecimento da linguagem plástica, das técnicas e de materiais, e a da formação didática e pedagógica no âmbito do ensino/aprendizagem. No plano teórico, o estudo será acompanhado de documentação relacionada com a expressão plástica em idades da infância. O estudo das técnicas e dos materiais, inerente às atividades curriculares, será acompanhado de documentação visual. Nas aulas será usada a experimentação e aplicação de conhecimento através de atividades práticas e complementadas com relatórios ou trabalhos de investigação. A avaliação será resultado do somatório dos diferentes momentos de avaliação realizados através de avaliações periódicas (relatórios/investigação ou reflexões críticas, testes (40%) trabalhos práticos executados no âmbito letivo (50%) e Avaliação contínua, (participação em aula) 10%.

Regente da Disciplina:

Sabela Rial Zamudio