Disciplina: Sociologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Conhecer as principais correntes e respetivos teóricos na área da sociologia da educação.

2 Facultar aos alunos um suporte conceptual de referência, ao nível da sociologia da educação, suscetível de possibilitar a análise, compreensão e resolução dos fenómenos desencadeados nos contextos educativos.

3 Conhecer as desigualdades patentes no sistema educativo, de forma a permitir uma reflexão centrada na diversidade das instituições, contextos e atores.

4 Compreender as relações e os impactos das políticas educativas nos contextos educativos e no desenvolvimento económico das nações.

Conteúdos / Programa:

1  - Módulo 1. A Sociologia como ciência: características e possibilidades no campo da educação. Perspectivas teóricas da sociologia: Funcionalismo, Conflito e Interacionismo.
2  - Módulo 2. Agentes de socialização. A família como instituição social e o seu papel na socialização e na educação. Papéis sociais, culturas juvenis e grupos de colegas.
3  - Módulo 3. Sociologia da educação: das perspectivas aos teóricos. 1. Funcionalismo: Émile Durkheim, Talcott Parsons, Robert Merton. 2. Conflito: Karl Marx, Christian Baudelot ,Roger Establet, Samuel Bowles, Herbert Gintis, Henry Giroux, Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron. 3. Acção/Interacionismo: Raymond Boudon, George Herbert Mead, Erving Goffman, Max Weber, Randall Collins
4  - Módulo 4. Desigualdades no contexto escolar. 1. A impotência da escola perante as desigualdades: Relatório Coleman; Christopher Jenks e Michael Rutter. 2. Interpretações sociológicas das desigualdades escolares: Enquadramento social do aluno; Estrutura e organização escolar; género.
5  - Módulo 5. As funções da educação: sociais, políticas, económicas, de selecção social, de transmissão da cultura da sociedade e de formação.
EDC:15643 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-07-03 06:27:58

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Mendonça (2009). O Insucesso Escolar: Políticas Educativas e Práticas Sociais. Pedago.
C. Pinto (2000). Sociologia da Escola. McGrawHill.
J. Formosinho (1998). A Construção Social da Educação. ASA.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: As aulas terão semanalmente uma componente teórica e uma componente prática. Na primeira far-se-á a explanação de conceitos e conteúdos programáticos através de textos e slides. A leitura de textos tem por objetivo facultar a reflexão, o diálogo e o debate. Nas aulas práticas os alunos aplicam os conhecimentos teóricos abordados quer nas aulas teóricas quer nas pesquisas autónomas. A avaliação (contínua) incidirá sobre dois momentos a saber: Realização de duas provas de frequência Peso de cada momento de avaliação para a atribuição da nota final: Frequência: 50% cada