Disciplina: Teoria e Desenvolvimento Curricular

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - 1. Perspetivar historicamente o currículo; 2. Identificar as definições situacionais do currículo; 3. Distinguir teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do Currículo; 4. Analisar a construção social do currículo; 5 Compreender a conceção da pedagogia da diferença; 6. Problematizar o conceito de multiculturalismo e de currículo 7. Conhecer o papel da política educativa na determinação dum currículo; 8. Desenvolver atitudes de análise crítica face ao currículo e ao ato educativo.
2 - 1. O aluno deverá ser capaz de relacionar as visões tradicionais do currículo com as teorias críticas e pós-críticas, enquadrando-as historicamente. 2. O aluno deverá definir as diversas conceções de currículo atendendo à situação formal de conceção do currículo percebendo assim que a pedagogia da diferença visa a aquisição de competências pessoais e intrapessoais num mundo global. 3. O aluno deverá ser capaz de relacionar os níveis e contextos de decisão curricular, com o desenvolvimento curricular.

Conteúdos / Programa:

1 - Perspectiva histórica do Currículo
2 - A perspetiva de Taylor
3 - Definições situacionais do Currículo
4 - A visão de Michael Apple e Ivor Goodson
5 - A Pedagogia da Diferença de Tomaz Tadeu da Silva
6 - Problematização do conceito de Currículo
7 - Currículo como saber, poder e identidade
8 - Identidade e alteridade
9 - Pedagogia da diferença
10 - Teorias curriculares
11 - Educação e currículo
12 - Contextos e níveis de decisão curricular
13 - A organização curricular portuguesa

Bibliografia / Fontes de Informação:

Goodson, I. F , 2001 , O currículo em mudança. Estudos na construção social , Porto Editora
Pacheco, J. A. , 2005 , Estudos curriculares. Para a compreensão crítica da educação. , Porto Editora
Silva, T. T. , 2000 , Teorias Do Currículo- Uma Introdução Crítica , Porto Editora
Silva, T. T. (Org.). , 2000 , Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais , Editora Vozes
APPLE, M. , 2001 , Educação e poder , Porto Editora
GOODSON, I. F. , 1997 , A construção social do currículo , Educa
APPLE, M. , 1999 , Ideologia e currículo , Porto: Porto Editora
FERNANDES, P. , 2011 , O Currículo do Ensino Básico em Portugal: políticas, perspetivas e desafios , Porto: Porto Editora
Dewey, J. , 2002 , A escola e a sociedade. A criança e o currículo. , Relógio D'Água
Gaspar, M. I. e Roldão, do C. R. , 2007 , Elementos do desenvolvimento curricular. , Universidade Aberta
Pacheco, J. A. (Org.) , 2008 , Organização Curricular Portuguesa. , Porto Editora
Kelly, A. V. , 1981 , O currículo: teoria e prática. , Harbra
Pacheco, J. A. (2001). , 2001 , Currículo: Teoria e Práxis. , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição e subsequente clarificação de conceitos, haverá debates e reflexões em trabalho de pares e em grupo com base em leituras e análises individuais. 1. A avaliação pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas e basear-se-á na participação em 2 trabalhos e num teste escrito. 1.1. Trabalho de grupo I - Aprofundamento do estudo de um autor ou de um movimento para apresentar aos colegas (ponderação de 15%). 1.2. Trabalho de grupo II sobre um dos conteúdos do programa para apresentar aos colegas da turma, consubstanciado num documento escrito com a ponderação de 35%. 1.3 Teste escrito individual (ponderação de 50%), cuja nota mínima será de 8 valores. Os alunos poderão recuperar a avaliação da prova escrita na época complementar de recurso. Os restantes elementos de avaliação não são recuperáveis. As unidades avaliativas realizadas com sucesso são integradas na avaliação recuperada por Exame de Recurso, com a respetiva ponderação.

Regente da Disciplina:

Guida Reis Rodrigues Mendes