Disciplina: Seminário Interdisciplinar das Expressões

Área Científica:

Expressões

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Objetivos

- Refletir sobre os processos de aprendizagens emergentes da interdisciplinaridade das expressões;

- Compreender os processos metodológicos interdependentes na perspetiva interdisciplinar;

- Elaborar projetos, no âmbito das expressões, de forma a quebrar compartimentos disciplinares;

- Realizar trabalho de caráter coletivo interdisciplinar no âmbito das expressões

- Analisar a importância da interdisciplinaridade como uma ponte para as diferentes áreas das expressões do curso de educação básica.

Conteúdos / Programa:

Nota de Apresentação da Unidade Curricular

A reflexão sobre a abordagem transdisciplinar das expressões, os processos de aprendizagem emergentes, e as opções metodológicas implica olhar os projetos de expressão artística e motora, enquanto oportunidades para o desenvolvimento de experiências pessoais, sociais e educativas, que acontecem em espaços formais e não-formais de aprendizagem, na educação ao longo da vida. Os conteúdos concorrem para a ideia de que estes projetos devem ser valorizados pelas suas características processuais e não apenas pela demonstração, por vezes estereotipada, de apresentação de eventos festivos nas escolas. A atitude participativa do estudante, nos seus processos de aprendizagem, e a reflexão crítica, desencadeia uma visão interdisciplinar das expressões e a compreensão sobre a importância do trabalho de caráter coletivo, nas diferentes organizações educativas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Eurydice (2010). Educação artística e cultural nas escolas da Europa. Extraído em 20 de setembro de 2020 de https://www.dgeec.mec.pt/np4/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=192&fileName=educacao_artistica.pdf

Fourez, G. (2008). Abordagens didáticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget

Gudova, M., Lisovetc, I., & Tapilina, E. (2016, novembro). The Formation of Sensual Synesthesia Abilities in Contemporary Art Education. Em Z. Bekirogullari, M. Minas & R. Thambusamy (Eds.), European Proceedings of Social and Behavioural Sciences EpSBS (pp. 705-713). https://doi.org/10.15405/epsbs.2016.11.73

Kandinsky, W. (1991). Do Espiritual na Arte (2.ª ed.) Lisboa: Publicações Dom Quixote

Lopes, M. (2011). O saber dramático: a construção e a reflexão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e FCT

Meirieu, P. (2012). Aprendre... oui, mais comment? Issy-les-Moulineau: ESF.

Nogueira, M. (2017). Práticas interdisciplinares: A interdisciplinaridade na educação básica e na educação ambiental. Curitiba: Appris

Pire, J. (2012). L'art à l´'école. Paris: La documentation Française (2012).

Prado, H. & Fazenda, I. (2016). Interdisciplinaridade? pensar, pesquisar e interagir. São Paulo: Cortez.

Read, H. (2007). Educação pela arte. Lisboa: Edições 70

Rinaldi, C. (2012). A escola inteira como atelier. In L. Gandini, L. Hill, L., Cadwell, & C. Schwall (Eds.). O papel do atelier na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso

van Campen, C. (2007). The Hidden Sense. Synesthesia in Art and Science. Cambridge: The MIT Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Metodologia e Avaliação

Esta unidade curricular prevê o desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto, realizada pelos estudantes na resolução de problemas apontados no âmbito das expressões, a análise documental, o debate de ideias, as visitas de estudo acompanhadas de observação e entrevistas, planificação de trabalhos de sistematização das temáticasestudadas, de caráter individual e de grupo. O trabalho e a dinâmica em pequeno e grande grupo, inerente ao caráter desta unidade curricular, desencadeiam metodologias participativas. O tipo de avaliação a desenvolver é formativo, num processo contínuo de aprendizagem, com a seguinte ponderação:

Avaliação contínua: 20%

Trabalho de grupo: 40% (1 visitas de estudo -10%; 2 analise da obra "Compasso no tempo" - 30%);

Trabalho individual: 40% (esqiuematização do artigo - 10%; Kit