Disciplina: Tecnologia e Inovação na Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

a) Argumentar sobre a importância da incorporação das TIC na     Educação e sua relação com a inovação em Educação;

b) Identificar aspetos da interação social essenciais para aquisição, construção e partilha do conhecimento, com a utilização das TIC;

c) Avaliar / adequar diferentes recursos tecnológicos às necessidades dos contextos educativos;

d) Planear dispositivos de aprendizagem com o uso das TIC.

Conteúdos / Programa:

1 - A incorporação das TIC na escola como ferramenta de mudança;

1.1 - A incorporação das novas tecnologias na escola e o papel que pode desempenhar na inovação em educação;

1.2 - O conceito de inovação pedagógica;

2 - As TIC e o construtivismo / construcionismo (Piaget e Papert);

2.1 - As TIC ao serviço de uma linha de intervenção pedagógica baseada em premissas construtivistas/construcionistas;

2.2 - O papel do meio social e da interacção na aquisição, construção e partilha do conhecimento;

3 - A tecnologia como ferramenta de aprendizagem;

3.1 - Os dispositivos móveis: computadores portáteis, smartphones, telemóveis ao software educativo: pertinência e adequação aos contextos educativos;

3.2 - O potencial educativo do software/freeware, suporte de novos contextos e de novas oportunidades de aprendizagem;

3.3 - A Internet como meio privilegiado de recolha de informação, pesquisa de software educativo, resolução de problemas e troca de experiências;

3.4 - Os contributos de Seymour Papert;

4 - TIC e aprendizagem colaborativa;

4.1 Função natureza e agentes da comunidade de aprendizagem;

4.2 - A função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem e de agente metacognitivo;

4.3 - O professor como elemento de transformação das rotinas escolares tradicionais;

5 - As TIC e o Currículo;

5.1 - O conceito de dispositivo pedagógico;

5.2 - A construção de dispositivos pedagógicos com TIC: espaços e tempos curriculares;

5.3 - O trabalho educativo com TIC e a construção do currículo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Brazão, P. (2011). Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs. In Fino, C. N., & Sousa, J.M. (org), Pesquisar para mudar (a educação). (pp. 355-367). Funchal: CIE.

Fino, C. N. (2000). Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico (tese de Doutoramento). Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fino, C. N. (2006). Inovação e invariante (cultural). In Atas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga: Universidade do Minho.

JONASSEN, David H., (2007), Computadores, Ferramentas Cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas, Coleção Ciências da Educação Século XXI, Porto Editora, Porto.

Papert S. (1997). A família em rede. Lisboa: Relógio d?Água, Editores.

Vigotski L. S. (1999). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. S. Paulo: Martins Fontes.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Na componente teórico-prática os alunos irão desenvolver atividades de pesquisa, de construção, de reflexão e de partilha de conhecimentos em pequeno/grande grupo:

A avaliação é de natureza contínua e pressupõe a frequência de 75% das aulas lecionadas. Incide no seguinte:

1- Assiduidade e a participação dos estudantes nas aulas: Ponderação de 10% da avaliação.

2- Trabalho de pares. Uma publicação semanal no weblog, sobre a temática TIC e Educação, contendo reflexão e sistematização dos conteúdos desta UC. Ponderação de 35% da avaliação.

3- Apresentação oral em pares das publicações efetuadas no weblog. Ponderação de 20% da avaliação

4- Frequência sobre os conteúdos da UC. Ponderação de 35%