Disciplina: Matemática VI

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

53 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.1. - Compreender o conceito de módulo de um número real e associá-lo à noção de distância.
Saber distinguir especificidades das funções definidas por monómios nomeadamente a função
quadrática e a função cúbica.
1.2. - Saber distinguir as situações quando o valor absoluto da variável é inferior a um e quando
o valor absoluto da variável é superior a um.
1.3 - Utilizar ferramentas tecnológicas aquando da resolução de problemas relacionados com o
comportamento das potências de um número e estudo de situações envolvendo a função
módulo.
1.4. - Compreender os conceitos fundamentais da matemática que estão na base do
conhecimento matemático que os alunos do ensino Básico terão que aprender.
1.5. - Estudar funções trigonométricas e interpretá-las como casos particulares de funções
periódicas.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de módulo de um número real e sua associação com a noção de distância.
Função módulo e resolução de problemas associados ao conceito de distância euclideana.


2 - Estudar a monotonia e a representação gráfica das funções definidas por monómios,
nomeadamente a função quadrática e a função cúbica.

3 - Utilização das Tic no estudo das Funções.

4 - As funções trigonométricas e a importância das funções periódicas. Aplicações
Estudo das Funções com utilização das TIC
 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian. (1985).
Davis, M. & Edwards, C., Elementary Mathematical Modeling, Functions and Graphs., Prentice
Hall (2001).
Palhares, P., Gomes, A., & Amaral E., Complementos de Matemática para professores do Ensino
Básico, Lisboa: LIDEL (2010).
Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S., Funções - 11º ano de
escolaridade, Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário. (1998).

Métodos e Critérios de Avaliação:

As aulas incluem momentos teórico-práticos, dedicados à introdução ou síntese dos vários temas
em estudo, e outros, mais frequentes de natureza prática que envolvem trabalho individual e em
grupo. Valoriza-se o trabalho presencial no âmbito das atividades realizadas em grupo e
individualmente. A avaliação terá em consideração todas as atividades presenciais e outras
realizadas à distância. Os alunos serão avaliados tendo em conta: Assiduidade e
participação(10%); Um trabalho de grupo que será objeto de apresentação à turma(40%); Um
teste (50%).