Disciplina: Retórica e Comunicação

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Compreender o sistema da retórica clássica;
2  - Entender os processos evolutivos do sistema da comunicação;
3  - Explicar o uso de técnicas da retórica nos novos meios de comunicação;
4  - Saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.
ACR:1076 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-10-16 06:30:28

Conteúdos / Programa:

1  - Pressupostos Teóricos e Metodológicos: a) Caracterização da Unidade Curricular; b) Definição dos processos de ensino/aprendizagem.
2  - Retórica clássica: a) Origens e quadro teórico; b) Retórica, sofística e política; c) Declínio da retórica; d) Elementos da retórica clássica e sua aplicação na comunicação contemporânea.
3  - A Nova Retórica. a) Demonstração e argumentação; b) Adesão do auditório: estratégias e técnicas; c) Uso quotidiano da argumentação; d) Texto argumentativo.
4  - A retórica nos novos meios de comunicação. a) Emergência da comunicação de massas; b) Teorias e modelos de comunicação; c) Media e a publicidade; d) Linguagem da persuasão na internet.
5  - A retórica como discurso público. a)Processos de formação da opinião pública; b) Emergência e função dos líderes de opinião. c) Opinião pública e sociedade digital; d) O discurso político; e) Retórica dos saberes humanístico e científico.
6  - Retórica e manipulação de informação: Democracia, manipulação e propaganda.
ACR:1076 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-10-16 06:30:28

Bibliografia / Fontes de Informação:

AA.VV , BOCC Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, www.bocc.ubi.pt

ARISTÓTELES , Retórica , INCM

Barbosa, E. & Granado, A. , 2004 , Weblogs: Diário de Bordo , Porto Editora

BERLO, David K. , 1999 , O processo da comunicação ? Introdução à Teoria e à Prática , São Paulo: Martins Fontes

BRETON, Philippe , A Argumentação na Comunicação , Dom Quixote

C. PERELMAN& L. OLBRECHTS-TYTECA , 2000 , Tratado da Argumentação: A Nova Retórica , Inst. Piaget

Dominique Wolton , 2000 , E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos médias , Difel

G. KENNEDY , 1994 , A New History of Classical Rhetoric , Princeton University Press

LYON, David , 1992 , A Sociedade da Informação: Questões e Ilusões , Celta Editora

McQUAIL, Denis e WINDAHL, Sven , Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de Massas , Ed. Notícias

RAMONET, Ignacio , A Tirania da Comunicação , Campo das Letras

Stephen E. Toulmin , 1958 , The uses of Argument , Cambridge University Press

ZENGOTITA, Th. , 2006 , Como os Média Moldam o Nosso Mundo e o Modo como Vivemos Mediatizados , Bizâncio

ACR:1076 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-10-16 06:30:28

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, preferencialmente na primeira aula da semana. A partir da segunda aula são aplicados os conhecimentos, sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. Serão apresentados nas aulas os resultados de pesquisas efetuadas em casa e discutidos com a turma os temas tratados em função dos conteúdos programáticos e dos objetivos da unidade curricular. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 80% da avaliação (40% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (20%), para aplicação das competências orais.
ACR:1076 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-10-16 06:30:28