Disciplina: Pedagogia do Desporto

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contribuir para a compreensão da complexidade e dinâmica do processo ensino-aprendizagem, pela análise de diferentes variáveis que o integram;
2 - Promover uma atitude de investigação centrada sobre as informações relativas ao estado do conhecimento no âmbito da pedagogia do desporto, susceptível de contribuir para fundamentar uma adequada tomada de decisão e a sua eficaz concretização;
3 - Conhecer os paradigmas que informam a análise científica das situações de ensino no âmbito da Educação Fisica e do desporto e promover a expressão prática de conceitos, princípios e técnicas daí decorrentes;
4 - Estimular a utilização de técnicas de ensino e instrumentos de observação aplicáveis no ensino das actividades desportivas e desenvolver a capacidade de os aplicar e analisar.
5 - Contribuir para o desenvolvimento de competências imprescindíveis ao desempenho profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Enquadramento a nível contextual, metodológico, instrumental e estratégico.
1.1 - Compreensão dos processos pedagógicos em diferentes fases da evolução das sociedades.
2 - Análise do ensino - O processo pedagógico no desporto - performance e rendimento. Análise crítica de diferentes factores (A Eficácia Pedagógica; Análise de diferentes Paradigmas de Investigação; Estratégias de investigação da Eficácia Pedagógica no ensino das Atividades Físicas e Desportivas; Características de um Ensino Eficaz/Ineficaz; Variáveis determinantes do Êxito Pedagógico).
3 - Estratégias de comunicação.
3.1 - Funções de ensino (Instrução, Feedback, Organização, Afectividade e Observação).
3.2 - Estilos de ensino (Análise dos estilos de ensino de M. Mosston e as suas implicações ao nível do processo pedagógico).
4 - O laboratório no processo pedagógico.
5 - Utilização dos instrumentos anteriormente estudados na análise de situações.
6 - Estudo de casos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., Vitória, M. , 2008 , A ROTURA - A Sistemática das Actividades Desportivas , Torres Novas: Edição VML
Carreiro da Costa, F. , 1996 , Condições e factores de ensino-aprendizagem e condutas motoras significativas: uma análise a partir , Boletim da S.P.E.F., nº 14.
Mosston, M.; Ashworth, S. , 1994 , Teaching Physical Education , New York: Macmillan College Publishing Company
Piéron, M. , 1999 , Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Fisico-Deportivas , Barcelona: INDE Publicaciones
Rodrigues, J. , 1995 , O Comportamento do Treinador ,
Sena Lino, L. , 1999 , A Influência de duas Estratégias de Ensino diferenciadas na Aquisição de Habilidades Desportivas Ele ,
Siendentop, D. , 1994 , Apprendre à Enseigner l? Éducation Physique , Paris: Gaetan Morin Éditeur
Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. , 2012 , O Processo Pedagógico , Coisas de Ler
Lopes, H., Vicente, A., Prudente, J., Simões, J. & Fernando, C. , 2015 , O Laboratório no Processo Pedagógico , UMa
Rosado, A & Mesquita, I. (Eds.) , 2011 , Pedagogia do Desporto , Edições FMH
Sarmento, P. , 2004 , Pedagogia do Desporto e Observação , Edições FMH

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas são a exposição oral com debate dos vários conteúdos abordados, a aplicação dos conceitos a situações de análise, a resolução de problemas aplicados a diferentes situações e estudo de casos. A avaliação é entendida não como um simples processo de controlo mas sim como um ato pedagógico. Em coerência com os objetivos da UC, o que se procura é avaliar a capacidade de resolver problemas com base no conhecimento fornecido (que passou a ser um instrumento-domínio de uma metodologia) e a capacidade de pesquisar, relacionar, refletir sobre o processo pedagógico e conseguir operacionalizar em situações novas. A avaliação é realizada através de: -Uma frequência escrita que solicita a reflexão crítica (30%) -Aplicação dos conteúdos abordados em contexto de prática pedagógica controlada e sua análise (25%) -Um trabalho laboratorial aplicado a uma situação definida analisado as implicações pedagógicas passíveis de serem retiradas (25%) - Intervenções nas aulas (20%)