Disciplina: Saúde e Prescrição do Exercício I

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

160 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Os objetivos programáticos para as disciplinas de Intervenção em Desporto (ID) I e II, visam dotar os discentes de uma formação que lhes permita avaliar, prescrever e programar o exercício, visando essencialmente populações jovens e adultas jovens. Mais especificamente, com a ID I - SPE, pretende-se que o futuro licenciado adquira capacidades, exigindo:
1 - Conhecimento dos benefícios e riscos associados à prática do exercício físico;
2 - A avaliação do estado de saúde dos participantes, conhecendo e interpretando o algoritmo estabelecido para tomada de decisões em conformidade;
3 - Domínio relativo ao dispêndio energético associado às diferentes formas de atividade física e respetivos cálculos;
4 - Conceptualização do processo de avaliação da aptidão física;
5 - Na componente de estágio realizada num ginásio ou instituição similar, pretende-se que o aluno observe e vivencie o maior número possível de atividades oferecidas no ginásio em contexto laboral nas suas diferentes vertentes.

Conteúdos / Programa:

1 - Saúde, Aptidão e Performance; Benefícios e Riscos associados com a Atividade Física; atuais diretrizes numa perspetiva de saúde pública; Riscos associados com o exercício físico.
2 - Avaliação do Estado de Saúde antes da participação; A aplicação do PAR-Q+ e do HSQ; Avaliação dos fatores de risco cardiovasculares; tomadas de decisão em conformidade com a análise de algoritmo estabelecido.
3 - Custos Energéticos da Atividade Física; Medindo a Atividade Física (AF); medindo e expressando o Dispêndio Energético; Equações para estimar o dispêndio Energético das Atividades Físicas; as equações do ACSM para determinação dos equivalentes metabólicos e calórico.
4 - Princípios de Avaliação, Prescrição e Adesão aos Programas de Exercício Físico.
5 - Prática de Estágio num ginásio ou instituição similar, experienciando, por um lado, as diferentes valências e atividades que caracterizam a instituição acolhedora, e por outro, procurando colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Bibliografia / Fontes de Informação:

American College of Sports Medicine , 2018 , Guidelines for Exercise Testing and Prescription, Tenth Edition , Williams & Wilkins, Baltimore
American College of Sports Medicine , 2006 , ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription (5Th edition) , Lippincot Williams & Wilkins, Philadelphia
Bouchard, C., Blair, S., Haskell, W , 2007 , Physical Activity and Health , Human Kinetics, Champaign
Heyward, V. , 2014 , Advanced Fitness Assessment & Exercise Prescription (7th edition) , Human Kinetics, Champaign
Howley, E.T., Franks, B.D. , 2017 , Fitness Professional's Handbook (7th Edition) , Human Kinetics, Champaign
Teixeira, P., Sardinha, L., Barata, J. , 2008 , Nutrição, Exercício e Saúde , Lidel, Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Nas sessões teórico-práticas é utilizado o método expositivo, com eventual projeção de slides bem como a apresentação e discussão de temas do programa. 2. Nas aulas de prática laboratorial são usados instrumentos, técnicas e metodologias que permitem aos discentes o necessário experienciar para melhor avaliar, prescrever e acompanhar os programas de exercício físico. 3. Nas atividades de estágio, os alunos experimentam múltiplas atividades em contexto real, sob orientação de um tutor na Instituição e um orientador da Universidade, indo ao encontro dos objetivos propostos para a disciplina. 4. Para um estudante passar com êxito na disciplina, é necessário obter cumulativamente as seguintes condições: I) efetuar a frequência (25%) e obter um valor mínimo de 9,5 valores; II) ter um número regulamentar (75%) de presenças nas aulas práticas; III) participar de forma efetiva no estágio, entregar e apresentar o respetivo relatório (40% + 25%); e IV) entrega de um trabalho escrito (10%).