Disciplina: Treino Desportivo I - Andebol

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

160 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar os conhecimentos ligados ao treino desportivo do Andebol de forma integrada;
2 - Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo;
3 - Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo do Andebol;
4 - Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;
5 - Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre o Andebol;
6 - Planear e gerir o processo de treino desportivo no Andebol;
7 - Avaliar, planear e organizar sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos no Andebol;
8 - Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino.

Conteúdos / Programa:

1 - História do Andebol
2 - Caracterização da modalidade
2.1 - O Andebol: um jogo desportivo coletivo (JDC)
2.2 - Especificidade do Andebol como JDC
2.3 - Fases do jogo - conceito e características
2.4 - Princípios do jogo de Andebol
2.4.1 - Princípios do ataque
2.4.2 - Princípios da defesa
2.5 - Componentes do jogo
2.5.1 - Processo ofensivo
2.5.2 - Processo defensivo
2.6 - Exercícios de treino
2.6.1 - Conceito
2.6.2 - Classificações dos exercícios em função da sua estrutura
2.7 - Os métodos de jogo
3 - O treino com jovens no Andebol
3.1 - Desafios e o papel do treinador na formação do jovem andebolista
3.2 - A importância das competições
3.3 - O planeamento do treino de jovens
3.4 - A aprendizagem e treino no andebol
3.5 - Níveis de desempenho dos jogadores e da equipa
3.6 - O jogo de Andebol de 5
3.6.1 - Etapas pedagógicas no processo enino/aprendizagem do andebol
3.7 - O treino do Guarda-Redes: iniciação do guarda-redes
3.8 - Observação e análise do jogo de andebol
4 - Prática de gestão e orientação do processo de treino-competição (estágio)

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-Práticas com abordagem dos conteúdos programáticos e discussão dos mesmos; Aulas de prática laboratorial com observação e análise de vídeo; reuniões de orientação tutorial. Prática de estágio numa organização com protocolo com a UMa: organização e gestão do processo de treino e competição sob a orientação do tutor na organização. A avaliação é realizada através de um Teste teórico-20%; de um trabalho de desenvolvimento de um tema-15%; da avaliação contínua do trabalho desenvolvido ao longo do semestre no respeitante à organização dos treinos e competição, expressa num dossiê de treinador-40%; e um relatório crítico da atividade desenvolvida-25%.