Disciplina: Treino Desportivo I - Natação
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
160 Horas
NÚMERO DE ECTS:
15 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer e interpretar o processo de adaptação ao meio aquático
2 - Dominar os conhecimentos ligados ao treino desportivo da Nataçãol de forma integrada
3 - Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo
4 - Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo da Natação
5 - Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda
6 - Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre a Natação
7 - Planear e gerir o processo de treino desportivo na Natação
8 - Avaliar, planear e organizar sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos na Natação
9 - Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino
Conteúdos / Programa:
1 - As componentes da natação e as etapas de adaptação do meio aquático
2 - Os objetivos e conteúdos programáticos da Educação Física no contexto da natação
3 - A aprendizagem da natação na escola e a sua utilidade para além dos muros da escola
4 - As valências da natação e a contextualização no meio escolar
5 - O conhecimento e caracterização do nível de aprendizagem e do grupo ou dos grupos da turma
6 - A experiência específica no meio aquático. Os traumas e a aprendizagem em meio natural
7 - As condições específicas da piscina e dos materiais auxiliares
8 - Conhecimento científico e técnico do professor na didática da natação
9 - A observação da prática dos alunos em meio aquático. A construção e utilização de uma ficha de observação
10 - A carga horária por semana, o tempo por unidade e o tempo disponível para a prática
11 - Escolha dos exercícios e os objetivos da aprendizagem do aluno ? a orientação por objetivos
12 - Unidade de ensino: o plano de aula. Os objetivos específicos e os objetivos operacionais.
13 - As componentes críticas, a estratégia e organização dos alunos, a gestão da carga de treino
14 - História e evolução das atividades aquáticas a nível Regional, Nacional e Mundial.
15 - As componentes básicas da natação
16 - O equilíbrio e a propulsão.
17 - Especificidade do meio aquático
18 - Caracterização dos fluidos, do meio aquático e as alterações comportamentais induzidas pelo meio aquático
19 - Bases mecânicas
20 - Hidrostática
21 - Noção de densidade
22 - A densidade do corpo humano e o grau de flutuabilidade
23 - Variabilidade
24 - Noção de equilíbrio
25 - Tipos de equilíbrio hidrostático
26 - O equilíbrio do ser humano
27 - Hidrodinâmica
28 - Propulsão
29 - Evolução histórica
30 - Teoria da força de arrastamento propulsivo
31 - Teoria da força ascensional propulsiva
32 - Estado atual do entendimento da mecânica propulsiva em natação
33 - Arrastamento
34 - Ação dos membros superiores
35 - Trajeto motor
36 - Recuperação
37 - Ação dos membros inferiores
38 - Trajeto motor
39 - Respiração
40 - Sincronização membros superiores
41 - Sincronização membros inferiores
42 - Sincronização membros superiores/inferiores/respiração
43 - Observação e análise da atividade no meio aquático
44 - Trabalho de pesquisa e observação
45 - Análise e interpretação da informação relevante do contexto e da aprendizagem.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Alves, F. , 1990 , Treino de Jovens em natação ,
Bompa, T. O. , 1999 , Periodization: Teory and methodology of training , Champaign: Human Kinetics
Carvalho, M. C. , 1994 , Natação. Contributo para o Sucesso do Ensino-Aprendizagem , Gráfica 2000.
Carvalho, J. A. , 2006 , Natação. Agrupamento de escolas de freixo , s/ed
Carvalho, M. C. , s/d , Introdução à Didáctica da Natação , Editorial Compendium
Catteau, R.; Garoff, G. , 1990 , O ensino da natação , São Paulo. Manole
Maglischo, E. , 1986 , Swimming Faster , Mayfield Publishing Company, Califórnia
Maglischo, E. , 1993 , Swimming Even Faster , Palo Alto, Mayfield Publishing Company, Califórnia
Matveyev, L. , 1986 , Fundamentos do Treino Desportivo , Lisboa: Horizonte
Platonov, U. V. , 1991 , La adaptacion en el deporte , Barcelona. Ed Paidotribo
Raposo, V. , 2006 , A carga no treino desportivo , Ed Caminho
Sarmento, P.; Carvalho, C.; Florindo, I.; Raposo, V. , 1982 , Aprendizagem Motora e Natação. , Edição Instituto Superior de Educação Física
Santos, C. A. , 1996 , Natação ? Ensino e Aprendizagem , Rio de Janeiro: Sprint
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-Práticas com abordagem dos conteúdos programáticos e discussão dos mesmos; Aulas de prática laboratorial com observação e análise de vídeo; reuniões de orientação tutorial. Prática de estágio numa organização com protocolo com a UMa: organização e gestão do processo de treino e competição sob a orientação do tutor na organização. A avaliação é realizada através de um teste teórico-20%; de um trabalho de desenvolvimento de um tema-15%; da avaliação contínua do trabalho desenvolvido ao longo do semestre no respeitante à organização dos treinos e competição, expressa num dossiê de treinador-40%; e um relatório crítico da atividade desenvolvida-25%.