Disciplina: Treino Desportivo II - Natação

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

160 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar e interpretar os fatores do processo ensino - aprendizagem que influenciam o planeamento e a prática da Natação no meio escolar
2 - Evidenciar capacidade de observação e análise das ações em meio aquático
3 - Dominar e aplicar os conhecimentos básicos da Natação e do treino desportivo de forma integrada
4 - Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo
5 - Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo
6 - Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda
7 - Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre a natação
8 - Gerir o processo de treino desportivo de uma equipa de nadadores, avaliando, planeando e organizando sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos
9 - Capacitar os alunos para o planeamento, controlo e orientação de treino de uma equipa nos escalões de iniciação.

Conteúdos / Programa:

1 - Planeamento e periodização do Treino
2 - Conceito de treino desportivo
3 - Carga de Treino
4 - Efeitos da carga de treino
5 - Natureza da carga
6 - Orientação da carga
7 - Grandeza da carga
8 - Princípios do treino desportivo
9 - Diferentes Métodos de treino
10 - Diferentes conteúdos do treino
11 - Exercícios de treino
12 - Periodização dos conteúdos do treino ao longo de uma época
13 - Elementos a incluir no programa e relatório de trabalho de grupo: - Contextualização e caracterização do nível de aprendizagem do grupo - A ficha de observação e o nível de aprendizagem dos alunos - Os objetivos da unidade didática ou do plano de aula - Fatores a respeitar na elaboração do plano - A estrutura e funcionalidade do plano - Os exercícios e os objetivos - justificação - Os meios utilizados

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alves, F, , 1990 , Treino de Jovens em natação , s/ed
Bompa, T. O. , 1999 , Periodization: Teory and methodology of training , Champaign : Human Kinetics
Carvalho, M. C. , 1994 , Natação. Contributo para o Sucesso do Ensino-Aprendizagem , Gráfica 2000
Carvalho, J. A. , 2007 , Natação. Agrupamento de escolas de freixo , s/ed
Carvalho, M.C. , s/d , Introdução à Didáctica da Natação , Editorial Compendium
Catteau, R.; Garoff, G. O. , 1990 , O ensino da natação , São Paulo. Manole
Maglischo, E. , 1986 , Swimming Faster , Mayfield Publishing Company, Califórnia
Maglischo, E. , 1993 , Swimming Even Faster , Palo Alto, Mayfield Publishing Company, Califórnia
Matveyev, L. , 1986 , Fundamentos do Treino Desportivo , Lisboa: Horizonte
Platonov, U. V. , 1991 , La adaptacion en el deporte , Barcelona. Ed Paidotribo
Raposo, V. , 2006 , A carga no treino desportivo , Ed Caminho
Sarmento, P.; Carvalho, C.; Florindo, I.; Raposo, V. , 1982 , Aprendizagem Motora e Natação , Edição Instituto Superior de Educação Física
Santos, C. A. , 1996 , Natação ? Ensino e Aprendizagem , Rio de Janeiro: Sprint

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-Práticas com abordagem dos conteúdos programáticos e discussão dos mesmos; Aulas de prática laboratorial com observação e análise de vídeo; reuniões de orientação tutorial. Prática de estágio numa organização com protocolo com a UMa: organização e gestão do processo de treino e competição sob a orientação do tutor na organização. A avaliação é realizada através de um Teste teórico-20%; de um trabalho de desenvolvimento de um tema-15%; da avaliação contínua do trabalho desenvolvido ao longo do semestre no respeitante à organização dos treinos e competição, expressa num dossiê de treinador-40%; e um relatório crítico da atividade desenvolvida-25%.