Disciplina: Fundamentos e Práticas de Escrita Académica e Científica

Área Científica:

Língua

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho técnico-científico em contexto académico;
2 - Conhecer estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas;
3 - Identificar e diferenciar convenções e tipos de textos técnicos-científicos;
4 - Analisar o contexto e o público-alvo de modo a produzir tipos de textos técnico-científicos adequados;
5 - Aplicar e adaptar convenções de escrita técnica -científica e de estilo para situações específicas de escrita;
6 - Ser capaz de escrever diversos textos técnico-científicos com finalidades específicas e recorrendo as tecnologias apropriadas
7 - Utilizar estratégias de design visual para produzir documentos visuais e apresentações eficazes;
8 - Colaborar efetivamente em atividades de escrita como membro de uma equipa multidisciplinar.

Conteúdos / Programa:

1 - Conhecimento linguístico e adequação comunicativa.
1.1 - Unidade e variação nas línguas naturais; o oral e o escrito.
1.2 - Ato comunicativo e variáveis que regulam a interação verbal.
1.3 - Conhecimento e processos inferenciais (pressuposição e implicitação) de construção do sentido.
2 - Ciência e conhecimento científico.
2.1 - Pressupostos básicos da investigação científica: objetividade, rigor e fundamentação.
2.2 - Método científico.
3. - Iniciação à Investigação científica.
3.1 - Estratégias de pesquisa documental, processos de leitura e de recolha de dados.
3.2 - Tipos de texto e consciência textual: aspetos estruturais de alguns textos técnico-científicos/académicos: relatório, recensão crítica; apresentação em power-point; artigo; capítulo; dissertação.
4. - Processos e técnicas de escrita científica.
4.1 - Estrutura de textos científicos e académicos: Índice de títulos e relação partes /todo.
4.2 - Resumo e palavras-chave.
4.3 - Normas de Estilo (IEEE).
4.4 - Aspetos gramaticais e ortográficos. Pontuação.
4.5 - Edição e Revisão.
4.6 - Escrita colaborativa (em equipa).
4.7 - Considerações éticas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Creswell, J. W , 2009 , Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches , Sage
C. Phyllis and L. Mary, L. , 2008 , Writing At University: A guide for students , Open University Press
J. Hartley , 2008 , Academic Writing and Publishing , Routledge/Taylor & Francis Group
D. Trochim and K. Arora , 2015 , Research Methods: The Essential Knowledge Base , Boston, MA: Cengage Learning
D. Trochim and K. Arora , 2015 , Research Methods: The Essential Knowledge Base , Boston, MA: Cengage Learning
W.C. Booth, G.G. Colomb, J.M. Williams, J. Bizup and W.T. FitzGerald , 2016 , The Craft of Research , University of Chicago Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas com componente expositiva (T) e componente baseada na resolução de problemas e dinâmicas de grupo (TP), nas quais os estudantes serão levados a analisar e a produzir vários tipos de textos e de documentos escritos de natureza técnico-científica, relacionados com as áreas científicas da Licenciatura EET. Avaliação distribuída: A e B (25% + 25%): Realização de dois 2 testes teóricos (conteúdos programáticos 1 e 2); C (50%): Realização de um portefólio, que inclui um relatório (até 5 páginas) com a metodologia seguida na produção dos 6 componentes obrigatórios (relativos aos conteúdos programáticos 3 e 4): (1) Relatório de conferência / seminário; (2) Resumo de um capítulo de livro; (3) Pesquisa bibliográfica; (4) Realização de um CV (versão standard / versão personalizada); (5) Realização de um power-point; (6) Escrita colaborativa de um relatório técnico, a sua edição e revisão.