Disciplina: Psicopatologia

Área Científica:

Saúde

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as diferentes perspetivas teóricas e modelos de intervenção associados à psicopatologia.
2 - Identificar os problemas e alterações patológicas que afetam mais frequentemente a saúde mental ao longo do ciclo de vida: na infância, na adolescência, no adulto e no idoso.
3 - Adquir competência para colaborar na deteção, intervenção terapêutica e na prevenção de complicações associadas a alterações psicopatologicas, que cursem ao longo do ciclo de vida.

Conteúdos / Programa:

1 - Exame e entrevista clínica nas etapas da vida.
2 - Criança: Psicopatologia do comportamento; das funções cognitivas; do jogo; agressividade; da sexualidade.
3 - Defectologia; Epilepsia; Autismo e psicoses; ansiedade; sintomas e organização neurótica;"doença depressiva"; perturbações psicossomáticas.
4 - Adolescente: agir/passagem ao ato; psicopatologia do corpo; da sexualidade. Ansiedade e neurose; depressão; tentativas de suicídio; estados psicóticos e limite; comportamentos psicopáticos; dependências.
5 - Adulto e geronte: transtornos fóbico ansiosos; dissociativos e somatoformes; do humor; da personalidade; esquizofrenia, esquizotípicos e delirantes; toxicodependências, atraso mental; demências.

Bibliografia / Fontes de Informação:

American Psychiatric Association , 2013 , Diagnostic and statistical manual of mental disorders:DSM-5 TM , American Psychiatric Association
D. T. Correia , 2013 , Manual de psicopatologia , Lidel - Edições Técnicas
P. Dalgalarongo , 2007 , Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais , Artmed
M. C. Santos , 2015 , Problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Identificar, avaliar e intervir , Edições Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva apoiada com projeções audiovisuais. Apresentação de casos clínicos complementada com discussão quer em subgrupos quer em turma. Pesquisa e estudo orientados. Colocação de questões para reflexão sobre as várias possibilidades de intervenção terapêutica na área da saúde/doença mental, estimulando o desenvolvimento por parte dos formandos de capacidade crítica e competências para intervirem de forma adequada face às diferentes situações que se apresentem em diferentes contextos de saúde e nas várias etapas de vida das pessoas. Modelo de avaliação A do RAAA da UMa- Dois elementos: Um teste escrito (50% da nota) e um trabalho escrito/resolução de caso, individual ou em subgrupos (50% da nota). Ambos os elementos recuperáveis em exame de recurso e melhoria e em época especial.