Disciplina: Enfermagem VI - Enfermagem da Criança e do Jovem

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Caraterizar a intervenção do enfermeiro de cuidados gerais à criança e jovem, em contextos de saúde/doença. Identificar os fatores que interferem no desenvolvimento pré-natal.
2. - Conhecer as etapas do d esenvolvimento do recém-nascido, da criança e do jovem.
3. - Compreender a resposta adaptativa da criança e jovem e ao processo de saúde/doença.
4. - Compreender o papel dos pais ou substitutos no suporte da estrutura familiar da criança e jovem.
5. - Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais para a intervenção de enfermagem no recém-nascido, criança e jovem.

Conteúdos / Programa:

1. - A vigilância da saúde infantil e juvenil: Objetivos; parâmetros, e instrumentos de avaliação; periodicidade, orientação aos pais.
2. - A alimentação da criança; a função educativa do ato de alimentar como promotora do desenvolvimento global da criança e jovem.
3. - A vacianação na criança: imunidade ; tipos de vacinas e vias de administração, segurança e eficácia. Esquema vigente.
4. - Intervenções de enfermagem perante a criança/jovem com alterações: - Do sistema regulador hidroeletrolítico, e gastrointestinal. - Do sistema geniturinário . - Do sistema imunitário e portadores de doença infeciosa. - Do sistema ósteoarticulares - Do sistema respiratório e doença crónica (asma/ fibrose quistica)
5. - Carta da criança hospitalizada. Modelo Touchpoint.
6. - A prematuridade.
7. - Perturbações do desenvolvimento segundo DC-03. Teste de growing Sills (0/6anos)).
8. - Considerações da importância da estrutura familiar.
9. - Especificidades terapêuticas em Pediatria
10. - Experiência da criança hospitalizada por cirurgia.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Marilyn J. Hockenberry, David Wilson, Cheryl C. Rodgers , 2018 , Fudamentos de Enfermagem Pediátrica , Elsevier
João Gomes Pedro , 2018 , Pensar a Criança, Sentir o Bebé , IN
 Nuno Lobo Antunes  , 2018 , Sentidos:O grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento , Lua de Papel
Maria do Carmo Santos  , 2013 , Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes. Identificar, avaliar e intervir (2.ª Edição) , Edições Sílabo
Brazelton, T. B , 2009 , O grande livro da criança - o desenvolvimento emocional e do comportamento durante os primeiros anos , Presença
Leontiev, A , 2015 , A criança em desenvolvimento no mundo: um olhar gestáltico , Rio de Janeiro
Bowden, V. R.; Greenberg, C. S , 2013 , Procedimentos em enfermagem pediátrica , Guanabara Koogan
Cabral, I , 2006 , Enfermagem Pediátrica , Guanabara Koogan
YU, L. et al. , 2015 , Effects of nursing intervention models on social adaption capability development in preschool children with malignant tumors: a randomized control trial. Psycho-Oncology ,
Almi, Michele Maris , 2009 , Função social da escola e o projeto pedagógico ,
Benedicto, Poliana , 2014 , Influência da afetividade na relação professor aluno na aprendizagem na educação infantiL , Maringá
J. Kevin Nugent e T. Berry Brazelton , 2011 , Neonatal Behavioral Assessment Scale , Mac Keith Press
Eduardo Sá , 2015 , Más Maneiras de Sermos Bons Pais As Crianças, O Pensamento e a Familia , Fim de Século
Ana Mateus Silva , 2011 , Desenvolvimento Infantil As competências e o desenvolvimento das crianças dos 0 aos 2 anos , Climepsi
Brazelton, T. B , 2006 , Touchpoints 3 to 6 , Paperback
Eduardo Sá , 2018 , Livro das reclamações , Lua de Papel
Marilyn J. Hockenberry, David Wilson, Cheryl C. Rodgers , 2018 , Wong: Enfermagem da Criança e do Adolescente , Lusociência 2 unidades Lusociência

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Apresentação oral do docente para introdução das temáticas, utilizando a metodologia de projeto, discussão e o diálogo utilizando a metodologia expositiva, brainstorming para detalhe de ideias; trabalhos de grupo utilizando o estudo orientado; base de dados na internet, computador e projetor de video, prática simulada, autoscopias e debrifing. Metodologia de avaliação: Duas frequências para avaliar os conhecimentos adquiridos indvidualmente pelo aluno, que pode ser recuperada na época de recurso ou época especial(50% da classificação da unidade curricular) Um trabalho de grupo com apresentação oral para avaliar as competências patentes a aplicação dos conhecimentos, a sua organização, a comunicação e a participação do grupo (50% da classificação da unidade curricular). Este trabalho é recuperável em época de recurso ou em época especial.