Disciplina: Enfermagem IX - Enfermagem Comunitária e da Família

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

112 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar a filosofia dos Cuidados de Saúde Primários aos níveis internacional, nacional e regional.
2 - Distinguir os conceitos de comunidade, saúde pública, saúde comunitária e enfermagem comunitária.
3 - Relacionar as conceções de saúde/doença, os determinantes da saúde e os sistemas de crenças da saúde dos indivíduos, grupos e comunidades.
4 - Compreender os modelos de intervenção em contexto comunitário, com enfâse nos programas de promoção da saúde e prevenção da doença.
5 - Conhecer a metodologia do planeamento em saúde e a intervenção em contexto comunitário.
6 - Conhecer os modelos de enfermagem de avaliação e intervenção na família
7 - Analisar as teorias e modelos de abordagem sistémica necessários á prestação de cuidados á família.
8 - Reconhecer as especificidades na metodologia científica aplicada à intervenção na família

Conteúdos / Programa:

1 - Perspetiva internacional, nacional e regional dos Cuidados de Saúde Primários
2 - Conceitos de comunidade, saúde pública, saúde comunitária e enfermagem comunitária
3 - Determinantes da saúde e desenvolvimento das comunidades
4 - Modelos e Instrumentos de avaliação e intervenção em enfermagem comunitária
5 - Métodos e técnicas de intervenção comunitária: diagnóstico de saúde de uma comunidade recursos comunitários
6 - Perspetiva sistémica da família
6.1 - Enfermagem de saúde familiar
6.2 - Modelos de avaliação e intervenção em enfermagem familiar
6.3 - Processo de enfermagem à família
6.4 - Indicadores de enfermagem da saúde da família

Bibliografia / Fontes de Informação:

Figueiredo, M. H , 2012 , Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. Uma abordagem colaborativa em enfermagem familiar , Lusociência
Hanson, S. M. H., Geralfy-Duffy, V., kaakinen, J. R. & Coehlo, D.P. , 2010 , Family health care nursing: Theory, practice and research , Davis Company
Harkness, G. H. & DeMarco, R. F. , 2012 , Community and public health nursing: evidence for practice , Lippincott Williams & Wilkins.
Maurer, F. A. & Smith, C. A. , 2013 , Community/public health nursing practice: health for families and populations , S. Elsevier
Stanhope, M.; Lancaster, J. , 2011 , Enfermagem de Saúde Pública. Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População , Lusociência
Wright, L.; Leahey, M. , 2009 , Enfermeiras e Famílias: Um Guia para Avaliação e Intervençao na Familia , Roca

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de formação e os processos de aprendizagem adotados visam a responsabilização numa evolução desde a identificação de conceitos e situações, até à resolução de problemas/estudos de caso. Visam o desenvolvimento do pensamento crítico para uma aprendizagem com elevado grau de autonomia. Como estratégia de ensino-aprendizagem opta-se por pesquisa bibliográfica, análise de documentos no contexto da enfermagem comunitária e familiar, com resolução de problemas através de casos simulados. Deste modo, os diferentes conteúdos serão tratados com uma metodologia ativo-participativa. A avaliação é realizada segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa: 2 frequências (25% cada); 2 trabalhos de grupo com apresentação oral (25% cada). A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 val) e exige a presença em 80% das horas. Há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial de todas as componentes de avaliação.