Disciplina: Enfermagem X - Desenvolvimento Profissional

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

88 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar o perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais.
2 - Refletir sobre o desenvolvimento profissional.
3 - Conhecer o enquadramento legal do Sistema de Saúde Português.
4 - Compreender o enquadramento ético-deontológico e legal do exercício de enfermagem: Analisar situações de cuidados e decidir a intervenção fundamentada em princípios éticos e normativos deontológicos e jurídicos da profissão de Enfermagem. Discutir problemáticas da Bioética.
5 - Analisar o exercício profissional da enfermagem no contexto da gestão das organizações de saúde: Analisar as dimensões da supervisão clínica em enfermagem no contexto sociopolítico das organizações de saúde e suas entidades reguladoras. Caraterizar a gestão dos processos da qualidade como promotores da melhoria contínua do exercício profissional.
6 - Analisar o conceito de empreendedorismo: Compreender a relação entre empreendedorismo e economia da saúde: inovação, criatividade, oportunidade de negócio e ganhos em saúde.

Conteúdos / Programa:

1 - Perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais.
2 - Enquadramento legal do Sistema de Saúde Português.
3 - Enquadramento legal do exercício profissional:Legislação e normativos oficiais na saúde e enfermagem.
4 - Conceitos de Bioética e Biodireito.
4.1 - Normativos ético-deontológicos e legais e responsabilidade individual e profissional no exercício de enfermagem.
4.2 - Referenciais e processos para a tomada de decisão ética.
4.3 - Problemáticas éticas da prática de cuidados de enfermagem.
5 - Teorias da administração, influência na estrutura e dinâmica dos serviços de saúde/enfermagem.
5.1 - Funções administrativas aos níveis estratégico, tático e operacional.
5.2 - Gestão dos recursos humanos: liderança, dotação de pessoal e supervisão clínica.
5.3 - Processos de garantia da qualidade em saúde e cuidados de enfermagem.
6 - Noções de Empreendedorismo.
6.1 - Inserção no mercado de trabalho:situação laboral, procura e apresentação.Curriculum, Carta de apresentação, entrevista profissional.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abreu, M. N. , 2007 , Empreendedorismo em enfermagem: da autonomia à definição , Formasau
American Nurses Association, National Nursing Staff Development Organization , 2010 , Nursing professional development scope and standards of practice , N P D S S
Beauchamp, T. L. & Childress, J.F. , 2009 , Principles of biomedical ethics , Oxford University Press
Chiavenato, I. , 2003 , Administração nos novos tempos , Campus
Fry, S. T. & Veatch, R. M. , 2011 , Case studies in nursing ethics , Jones & Bartlett Learning
International Council of Nurses , 2016 , Enfermeiros: uma força para a mudança/para um sistema de saúde mais resiliente , Ordem dos Enfermeiros
Melo, H. P. , 2008 , Manual de biodireito , Almedina
Ordem dos Enfermeiros , 2012 , Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais , Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Enfermeiros , 2015 , Código deontológico do enfermeiro: anotações e comentários , Ordem dos Enfermeiros

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Serão utilizadas metodologias centradas na aprendizagem, no desenvolvimento das competências e resultados esperados. As metodologias procuram uma interação contínua com e entre os estudantes. Inclui-se a exposição dos conteúdos pelo docente, a participação ativa dos estudantes na discussão dos assuntos, durante as sessões letivas como na pesquisa no âmbito do seu trabalho autónomo, e trabalhos de grupo utilizando o estudo orientado e discussão de casos entre pares. Prevê-se seminários com peritos no referente à responsabilidade profissional e ao processo de procura de emprego. A avaliação contempla o modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 prova escrita-25%; 3 trabalhos de grupo com apresentação oral considerando-se a aplicação dos conhecimentos, a sua organização, a comunicação e a participação do grupo -25% cada. Há recuperação em exame em época de recurso/melhoria.