Disciplina: Feridas Complexas

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

24 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os diferentes fatores que interferem com a integridade tecidular.
2 - Conhecer os parâmetros da avaliação da ferida.
3 - Desenvolver competências no âmbito da intervenção de enfermagem para a prevenção e tratamento de feridas complexas.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de ferida crónica/ complexa. Impacto da ferida na Qualidade de Vida. Prevenção da ferida complexa.
2 - Processo de cicatrização de feridas. Fatores que afetam a cicatrização de feridas.
3 - Avaliação da pessoa com ferida complexa. Instrumentos de avaliação; Dimensões a avaliar; Dor, exsudado, odor, hemorragia.
4 - Preparação do leito da ferida. Limpeza. Soluções de limpeza. Desbridamento Infeção da ferida; Biofilmes.
5 - Úlcera de perna. Pé diabético.
6 - Opções terapêuticas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Anderson, .I , 2006 , Etiology, assessmente & management of leg ulcers. , Wound essentials.
Baranovski, S. & Ayello, E. , 2006 , . O Essencial Sobre o Tratamento de Feridas - Princípios Práticos. , Lusodidacta.
European Pressure Ulcer Advisort panel National Pressure Ulcer Advicery Panel, Pressure Injury Alliance , 2014 , Prevenção e Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta Rápida. , Emily Haesler (Ed.).
Menoita, E. C. , 2015 , Gestão de Feridas Complexas, , Lusodidacta.
Morison, M.J. , Moffatt C.J.& Franks P.J. , 2009 , Úlceras de perna: uma abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas. , Lusodidacta.
Overhaussen, P . E. , 2012 , Úlceras do pé diabético: causas, diagnósticos e tratamentos , Lusociência.
Pinto, E. & Vieira, I. , 2012 , Prevenção e tratamento de feridas. Da evidência á Prática. , Versão Digital Care4wounds.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
"O recurso a metodologias de proximidade e interativas mostram-se pertinentes para o enriquecimento de saberes e experiências. A utilização de métodos expositivo, a pesquisa bibliográfica e análise de documentos e resolução de problemas através de casos simulados. Deste modo, os diferentes conteúdos serão tratados com uma metodologia ativo-participativa. O modelo de avaliação é o B, conforme o regulamento da avaliação da aprendizagem da UMa e inclui um trabalho de síntese teórica (50%) e uma apresentação oral com discussão sobre o estado do conhecimento científico das feridas complexas e o cuidar do cliente e família (50%).Os estudantes são orientados pelo docente. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores) e exige a presença em 80% das horas. Não há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor."