Disciplina: Estágio VI - Desenvolvimento Profissional

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

277 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver competências para o exercício de enfermagem com base num projeto de formação que perspective os interesses pessoais e revele integração ao nível cognitivo, técnico e relacional da aprendizagem efetuada.
2 - Desenvolver competências que permitam o desenvolvimento pessoal e profissional como forma de contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem.

Conteúdos / Programa:

1 - Prática de cuidados de enfermagem em serviços hospitalares ou comunidade.
1.1 - Aplicação de conhecimentos e competências básicas que permitam a atuação autónoma e interdependente ao doente/cliente e família nas várias áreas de prestação de cuidados.
1.2 - Caraterização das situações clínicas com necessidade de atendimento urgente e emergente.
1.3 - Colaboração nos projetos de intervenção em enfermagem nos contextos de cuidados hospitalares ou comunitários.
1.4 - Colaboração no levantamento das necessidades em cuidados de saúde do indivíduo, família e comunidade, considerando as crenças e práticas culturais que influenciem na saúde do indivíduo, família e comunidade.
1.5 - Análise dos recursos da comunidade suscetíveis de constituir rede de suporte ao indivíduo e famílias.
1.6 - Análise em equipa de enfermagem e transdisciplinar dos problemas de saúde que impliquem diferentes metodologias de intervenção e complexidade.
2 - Execução de projeto e relatório da prática clínica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Clark, M. J. , 2013 , Community/Public Health Nursing Practice: health for families and populations. , Elsevier.
Grol, R.; Wensing, M.; Eccles, M.; Davis, D. , 2013 , Improving patient care: the implementation of change in health care. , BMJ Books.
Smeltzer, S.; Bare, B. G. , 2011 , Brunner & Suddarth - Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. , Guanabara.
Stanhope, M.; Lancaster, J. , 2010 , Foundations of nursing in the community: community oriented practice. , Elsevier.
Hanson, S. M. H. , 2005 , Enfermagem de cuidados de saúde à família: teoria, prática e investigação. , Lusociência.
Friedman, M. M.; Bowden, V. R. & Jones, E. G. , 2003 , Family nursing research, theory, and practice. , Prentice Hall.
Wright, L. e Leahey, M. , 2002 , Enfermeiras e Famílias: Um Guia para Avaliação e Intervenção na Família. , Editora Roca.
Ordem dos Enfermeiros. , 2012 , Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Ordem dos Enfermeiros. , Ordem dos Enfermeiros.
Ordem do Enfermeiros , 2015 , Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais. Regulamento 190/2015, de 23 de abril , Ordem do Enfermeiros.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A prática clínica decorre sob orientação direta dos enfermeiros tutores e dos docentes, cabendo a estes a orientação tutorial. A avaliação integra a prática clínica (50%) - avaliação contínua; o estudo de caso/processo de enfermagem (25%) e o projeto e relatório (25%). Haverão avaliações parcelares sempre que o docente, o tutor ou o estudante considerarem oportuno. A avaliação da componente clínica é realizada, em grelha própria (escala qualitativa) incluindo a perspetiva do aluno, do tutor e do docente. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores) e exige a presença em, pelo menos, 80% das horas na prática clínica e participar na prestação de cuidados e nas reuniões de discussão/avaliação com tutores e docentes. Não há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial. As horas de presença/falta equivalem a um turno completo