Disciplina: Intervenção em Crise e Catástrofe

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre atuação em situações de crise e catástrofe.
2 - Identificar factores a considerar pelos profissionais de saúde e pelos enfermeiros, aos diferentes níveis da intervenção, face às situações de crise e catástrofe.
3 - Adquirir competências técnicas e instrumentais necessárias para uma atuação de enfermagem adequada em diferentes situações de crise e catástrofe.
4 - Aprender estratégias para lidar com o impacto psicossocial das situações de crise e catástrofe quer a nível pessoal quer como profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Crise e catástrofe: conceitos e significados. Classificação e caracteristicas associadas. Factores associados e desencadeantes.
2 - Diferentes níveis de intervenção face às crises e catástrofes. Diferentes etapas, necessidades, diagnósticos, planos e programas de ação. A ação imediata, mediata, ao longo do processo e tardia.
3 - Avaliação do impacto da crise e catástrofe na saúde das populações e comunidades.
4 - Modelos, estratégias e recursos adequados à intervenção.
5 - Intervenção do enfermeiro no âmbito psicossocial e nas alterações de saúde nas populações afetadas.
6 - Primeiros socorros físicos e psicossociais.
7 - Questões primordiais da comunicação em situações de crise e catástrofe.
8 - A organização e processos evolutivos relativos à equipa de intervenção em crise: identificação de necessidades, gestão do stress e apoio psicológico e suporte na crise e catástrofe.
9 - Reações tardias provocadas pela crise e catástrofe.
10 - Balanço e avaliação dos resultados da intervenção.

Bibliografia / Fontes de Informação:

P. S. Pinto , 2012 , Boas Práticas A intervenção psicossocial em situações de catástrofe, crise e emergência. O modelo de primeiros socorros psicológicos, Impacto, Reação e Reorientação , Nursing nº 280
Escola Superior de Saúde , 2017 , Projeto de intervenção psicossocial em situações de crise, emergência e catástrofe , Instituto Politécnico de Portalegre.
P. Arriaga, N. Félix, E. Ulrich , 2011 , sicologia das crises e das catástrofes: O importante papel de factores cognitivos e afectivos na percepção de risco de terrorismo ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A par das sessões teóricas que decorrerão em sala de aula, serão simuladas situações que impliquem a mobilização de conhecimentos adquiridos pelos alunos que serão necessários para a fundamentação dos actos praticados face a situações críticas. As simulações poderão também proporcionar oportunidades para autoanálise e reflexão partilhada com os colegas e docente orientador, sobre as exigências que se lhes colocam, quer do ponto de vista pessoal quer como futuros profissionais, para intervirem em situações de crise e catástrofe. A avaliação será de acordo com o modelo B previsto no RAAAUMa, baseada num trabalho de seminário a concretizar pelos alunos e através da entrega de um dossier que compile elementos que reflitam e consubstanciem o nível de aprendizagem alcançado, cuja ponderação será igual para a nota da disciplina - 50%. Classificação mínima em cada elemento 9,5, sendo os dois suscetíveis de recuperação em época de recurso e melhoria conforme o estatuto que os alunos detenham.