Disciplina: Resistência dos Materiais II

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver competências na análise dos problemas fundamentais da Resistência de Materiais, destacando-se o comportamento dos materiais e das peças lineares.
2 - Abordar, do ponto de vista físico, os conceitos e princípios básicos da análise de estruturas.

Conteúdos / Programa:

1 - Corte
1.1 - Teoria elementar do corte
1.2 - Escorregamento e fluxo de corte
1.3 - Tensões tangenciais em secções compactas, de parede fina fechadas e de parede fina abertas
1.4 - Centro de corte
1.5 - Energia de deformação no corte
1.6 - Área de corte
2 - Torção
2.1 - Secções com e sem simetria radial
2.2 - Torção elástica
2.3 - Torção não linear
2.4 - Torção plástica
2.5 - Energia de deformação na torção
2.6 - Empenamento
3 - Solicitações compostas e verificação da segurança
3.1 - Tensão de comparação
3.2 - Critério de cedência de Tresca
3.3 - Critério de cedência de Von Mises
3.4 - Critério de rotura de Rankine
3.5 - Critério de rotura de Mohr-Coulomb
4 - Estabilidade
4.1 - Carga crítica de Euler
4.2 - Comprimento de encurvadura
4.3 - Encurvadura de colunas com apoios elásticos
4.4 - Colunas com imperfeições geométricas
4.5 - Colunas com cargas excêntricas
4.6 - Dimensionamento de colunas de acordo com o Eurocódigo 3

Bibliografia / Fontes de Informação:

SILVA, V. Dias da , 2004 , Mecânica e Resistência dos Materiais , Zuari
GERE, James M. , 2009 , Mechanics of Materials , Cengage Learning
NASH, William A. , 1998 , Strength of Materials , McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Exposição oral e escrita dos conteúdos programáticos da unidade curricular. Aplicação de exemplos práticos para fundamentação de teoria. Duas frequências, cada uma com peso de 50% na avaliação final, com o objectivo de aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Desta forma, o aluno pode, ao longo do semestre, avaliar o seu desempenho e mudar estratégias caso seja necessário. Exame: exame final que cobre os vários tópicos da unidade curricular.