Disciplina: Interacção Humano-Computador

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Demonstrate understanding of a typical product development lifecycle
2 - Obtain skills for discovering user expectations and pain points and conduct need-finding activities
3 - Balance client / stakeholder's expectations and prioritize these with users' needs and goals, and impartially evaluate & validate ideas / designs with users and stakeholders
4 - Identify the users and tasks associated with the particular interactive system to be developed, and select and adapt appropriate user research methods to uncover user behaviors
5 - Distill, organize and communicate large amounts of information / data
6 - Design and develop user interfaces and identify critical factors in interface design, producing and refining a series of iterative prototypes (from paper prototypes to more functional, interactive medium-fidelity prototypes)
7 - Evaluate interactive systems at different stages of their development, and determine the appropriate evaluation techniques to be applied

Conteúdos / Programa:

1 - PRINCÍPIOS DE CONCEPÇÃO DE INTERAÇÃO
2 - INTRODUÇÃO AO ICH E AO CENTRO DE USUÁRIO
3 - DESCOBERTA E DEFINIÇÃO
4 - PROTOTIPAGEM PRIMEIRA ETAPA
5 - TESTING USABILIDADE
6 - MAPEAMENTO DE EMPATIA
7 - IDEATION
8 - EXPLORAÇÃO
9 - AVALIAÇÃO
10 - DESENHO DE INFORMAÇÃO VISUAL
11 - MODELOS CONCEITUAIS E METÁFORES DE INTERFACE
12 - APRESENTAÇÃO E RELATÓRIO DE RESULTADOS
13 - CONCEPT VIDEOS
14 - DESENHANDO O FUTURO

Bibliografia / Fontes de Informação:

assembled by Profª Simone Ashby , Additional readings @ https://sites.google.com/a/m-iti.org/hci-at-uma---2019/my-reading-list ,
Profª Simone Ashby , Class slides ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos concluirão três (3) tarefas focadas na avaliação de um site / aplicativo móvel, criando um protótipo de baixa fidelidade e conduzindo um estudo de usabilidade. Os alunos também concluirão um projeto de grupo com duração de mandato, a ser apresentado na forma de cinco (5) entregas intermediárias, incluindo apresentações informais em estúdio e uma apresentação final oral e em pôster de qualidade profissional. AVALIAÇÃO: PARTICIPAÇÃO - 10%; 3 * ATRIBUIÇÕES (Crítica de um site / aplicativo móvel / web; protótipo de baixa fidelidade; estudo de usabilidade) - 30%; PROJETO DE TERMO (Passo; Plano do projeto; Necessita encontrar pesquisa e síntese; Prototipagem e avaliação de baixa fidelidade, com apresentação a seco; Sistema final e avaliação + apresentação oral e de pôsteres) - 2* 30% (60%).

Regente da Disciplina:

Mónica da Silva Cameirão