Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Área Científica:

Metodologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Tratando-se de um curso interdisciplinar onde se cruzam as áreas da Cultura, da Linguística, da História e da Literatura, pretende-se que esta unidade curricular leve o aluno a desenvolver as competências básicas necessárias a um percurso de investigação científica de qualidade. Assim, a lecionação será assegurada por docentes das diferentes áreas referidas de modo a dotar os alunos com um conjunto de saberes de ordem prática relacionados com a produção de trabalhos científicos, mas também com a preparação de projetos de carácter profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - A investigação na génese da fundamentação crítica do conhecimento: do saber acumulado à descoberta individual
1.1 - A questão da pesquisa documental no contexto do processo de investigação
1.2 - Considerações sobre a abordagem à escrita: especificidades da comunicação técnica e científica
2 - A localização dos documentos: natureza diversa e complementar
2.1 - O trabalho nas bibliotecas e arquivos
2.2 - A questão da pesquisa na Internet
3 - Recolha e organização: diversidade de opções e coerência dos trabalhos a realizar
3.1 - Fichas bio-bibliográficas
3.2 - Fichas de leitura
3.3 - A técnica do resumo
3.4 - A recensão crítica de livros
3.5 - Relatório de trabalho de campo
3.6 - Conceção e aplicação de inquéritos, de entrevistas e de grelhas de observação

Bibliografia / Fontes de Informação:

ALMEIDA, Leandro S. e Teresa FREIRE , 2000 , Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação. 2ª edição , Braga: Psiquilíbrios.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira e Ana Gonçalves de AZEVEDO , 2000 , Metodologia Científica. 5ª edição revista e aumentada. Porto , [Edição de Autor].
BELL, Judith , 2004 , Como realizar um Projecto de Investigação. 3ª edição. , Lisboa: Gradiva.
CARVALHO, João Soares , 1994 , A Metodologia nas Humanidades. Mem Martins , Editorial Inquérito
CEIA, Carlos , 2000 , Normas para a Apresentação de Trabalhos Científicos. 3ª edição , Editorial Presença
CLANCHY, John e Brigid Ballard , 2000 , Como escrever ensaios. 1ª edição , Temas
FRADA, João , 1995 , Novo Guia prático para Pesquisa, Elaboração de trabalhos científicos e Organização de Currículos , Cosmos
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos , 2003 , Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. , Livraria Civilização Editora.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas combinarão as componentes teórica e prática: a exposição teórica será consolidada com trabalho prático. Prevêem-se também aulas de apresentação de trabalhos individuais com intervenção/apreciação coletiva final. Os alunos devem planificar o estudo; identificar o objeto de estudo, problematizar as hipóteses colocadas, elaborar os diferentes trabalhos solicitados pelos docentes, como exercitar o resumo e o comentário de texto, constituir uma bibliografia selecionada; organizar um plano, recolher e organizar o corpus textual de modo a elaborar um trabalho escrito e propiciar discussões conjuntas e partilha de ideias. A avaliação consiste num resumo/recensão crítica/conceção de inquéritos e de entrevistas (25%); um breve relatório de trabalho de campo/de investigação (25%) e um trabalho individual, no âmbito de uma das áreas de lecionação, em torno de um tema/assunto que contenha um resumo, o índice detalhado e uma bibliografia, para ser comentado e discutido (50%).