Disciplina: Grã-Bretanha Contemporânea

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1. - Expandir a compreensão geral dos alunos sobre a cultura e sociedade britânica e o seu papel na formação de práticas discursivas na Europa e no mundo.
2. - Promover a consciencialização dos alunos sobre os desenvolvimentos sociais, econômicos, políticos e culturais da Grã-Bretanha do século XX e das tendências atuais do século XXI.
3. - Desenvolver nos alunos uma consciência histórica assim como a sua consciêncialização sobre interação política, social e cultural.
4. - Encorajar os alunos aceder e aplicar a informação fatual adquirida no contexto das aulas expositivas e através da sua aprendizagem autónoma/experiência cultural, em atividades prático-culturais
5. - Solicitar dos alunos comparações interculturais contribuindo assim para um melhor auto-conhecimento da sua própria cultura.

Conteúdos / Programa:

1 - Serão abordados uma seleção de tópicos do manual didáctico Contemporary Britain (5th ed.) by John McCormick nomeadamente: O Povo e o Território
1.1 - O Nacionalismo e o Regionalismo
1.2 - A Immigração e a Raça
2 - O Governo
2.1 - Compreender o funcionamento to governo Britânico
3 - A Economia
3.1 - As consequências económicas do Brexit
4 - Cultura e Estilo de vida
4.1 - A identidade nacional britânica em mudança
5. - A Grã-Bretanha no Mundo
5.1 - A Commonwealth
5.2 - A Aliança Atlântica
5.3 - A Grã-Bretanha e a Europa

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alford, B.W.E , 1996 , Britain in the World Economy since 1880 , Lognman
Bassnett, Susan , 2003 , Studying British Cultures: An Introduction , Routledge
Betts, Gordon G , 2001 , The Twilight of Britain: Cultural Nationalism, Multi-Culturalism, and the Politics of Toleration , Transaction Pub
Black, Jeremy , 2003 , A History of the British Isles , Palgrave MacCmillan
Briggs, Asa , 1987 , A Social History of England , Penguin Books
Bruce, Maurice (ed.), , 1973 , The Rise of the Welfare State: English Social Policy, 1601-1971 , Weidenfeld & Nicolson
Buller, Jim , 2001 , National Statecraft and European Integration 1979-1997 , University of York
Castle, H.G., , 1982 , Fire over England: the German air raids in World War I , Secker & Warburg
Childs, David , 2001 , Britain since 1939: Progress and Decline , MacMillan
Childs, David , 2001 , Britain since 1945: A Political Edition , Routledge
Daunton, Martin & B. Rieger (eds.), , 2001 , Meanings of Modernity: Britain from Late-Victorian Era to World War II , Berg
Frith, Simon (ed.), , 2001 , The Cambridge Companion to Pop and Rock , Cambridge
Grant, R.G et all , 2011 , History of Britain and Ireland: The Definitive Visual Guide , DK
Harvey, J., & L. Bather , 1974 , The British Constitution , MacMillan
Higgins, Michael; Smith, Clarissa; and Storey, John (eds), , 2010 , The Cambridge Companion to Modern British Culture , Cambridge
Hill, Jeffrey , 2002 , Sport, Leisure and Culture in 20th-Century Britain , MacMillan
Hobsbawm, Eric J. , 1992 , Nations and Nationalism since 1780: Programme, myth, reality , Cambridge
Hobsbawm, Eric. J., , 1999 , Industry and Empire: From 1750 to the Present Day , Penguin
Ingle, Stephen , 1999 , The British Party System , University of Sterling
Kumar, Krishan , 2003 , The Making of English National Identity , Cambridge
May, Alex , 2001 , Britain, the Commonwealth and Europe: The Commonwealth and Britain's Application to Join the European Communities , Palgrave
Oakland, John , 2003 , British Civilisation: An Introduction , Routledge
Oakland, John , 2005 , Contemporary Britain: A Survey with Texts , Routledge
Storry, Mike, and P , 2000 , British Cultural Identities , Routle
Young, John W. , 2000 , Britain and European Unity, 1945-1999 , MacMillan

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Leitura e discussão de leituras obrigatórias: manual didáctico McCormick, John, Contemporary Britain (London, New York, Dublin: Bloomsbury Academic, 5th ed., 2023) e uma seleção de outros textos complementares de fontes primárias e secundárias fornecidas pelo professor ou sugeridas pelos alunos. A classificação final incluirá: Apresentações breves em grupo/discussões de seminários 40%, tarefas online em casa/aula 10% e um exame escrito - 50%.